Fatos Históricos: Grandes Homens e Mulheres

Eles foram algumas das grandes personalidades da história da humanidade.

A sua participação e parcela de contribuição para o que temos hoje, quer sejam conquistas, ou direitos.

Homens e mulheres de garra e determinação... que lutaram pensando no que acreditavam. E nenhum deles temeu fracassar sem antes ter o desejo e vontade de vencer.

Antes de qq ideia de derrota lhes viessem a mente, eles foram à luta!

E eles venceram os seus próprios medos para serem um marco na história da humanidade.

A seguir, alguns dos grandes homens e mulheres que demonstraram terem usado muita de sua força interior, e determinação para lutar por aquilo que acreditavam. E seja qual foi o resultado obtido por cada um eles sabem ao menos de uma coisa: Antes de tudo, decidiram VENCER!!

1. Heráclito, de Éfeso.

Heráclito fora um dos grandes filósofos pré-socráticos, foi quem elaborou e desenvolveu "a teoria do ser - fogo, logos, e devir". Que explicariam a constante dinâmica variação do Ser.

O que demonstra sua teoria tentar explicar a forma de como O Ser se apresenta em diferentes formas e nunca permanece com a mesma aparência e estado anterior.

Ou seja, "O Ser não é; por isso ele é o não ser. E o não ser não é; por isso ele é o ser - 'Fogo, Logos, e Devir'".

2. Hypathia,

Considerada uma das mulheres mais célebres de toda a história. Hypathia foi simplesmente uma dais maiores matemática, Erudita, Cientista, Astrônoma, Filósofa, Pensadora Política, Crítica do pensamento fenomenológico, Revolucionária, enfim... Eu não teria aqui palavras para descrever quem fora esta grande mulher chamada de Hypathia*.

3. Joana D'arc.

Aquela que, simplesmente, desafiou todo um império... Ela não somente revolucionou toda a frança, mas sim, toda a Europa, e, consequentemente, o mundo. Joana, assim como Hypathia, desafiou nada mais nada, menos do que a maior organização administrativa da história: a Igreja Católica.

4. Martin Lutero.

Aquele que tinha um ideal e uma missão: "desmontar o poderoso império da igreja católica.”.

Lutero tinha em mente uma tese, tinha "a tese". Mas antes mesmo de sua morte, ele pode ver a sua própria tese se tornar uma antítese, pelos seus próprios seguidores e apoiadores. O que se viu depois foi que: a ideia de Martin Lutero, se tornar em um uma divisão religiosa ainda mais difícil de ser desmontada: "o protestantismo".

5. Alexandre, o grande.

Ele fora considerado o maior imperador de todo o mundo antigo, antes governado pelos Romanos. E, com apenas 19 anos. Ele desafiava, enfrentava e vencia qq império por onde passava. Deve-se salientar que, Alexandre Magno, que era seu nome de batismo, fora educado pelo grande filósofo macedônico, Aristóteles (384-348 a.C.).

6. Caio Júlio César.

Até então, fora o maior imperador de toda a história do poderoso e longo império da dinastia romana, sobre o resto do mundo. Atribui-se a ele a seguinte frase: "Caio J. César, na guerra ninguém o ultrapassa. No amor ninguém o iguala."

César, era um imperador muito pretensioso, e desmedido... A ponto de nunca temer a nada; sequer andar no meio do povo, sem proteção e guarda. Apenas com a sua espada embainhada, ele seguia em qq lugar do seu castelo e por toda a Roma, bem como no Coliseu. Ele costumava dizer, aos que lhe indagavam quanto a sua segurança pessoal:

"Um homem de verdade tem viver sem medos! se um dia eu tiver que morrer será, após uma grande luta. E eu não gosto de viver com medo. Pois, se assim eu o fizer não viverei, tenho muito a conquistar e, se viver com medo se ser morto, eu não conquistarei sequer minha própria honra. Quando eu tiver que morrer será rápido, mas antes eu preciso viver!"

E por mais crível que possa parecer, Júlio César, só poderia temer uma coisa: ser traído pelos seus senadores. Mas na verdade quem ele menos temia fora a sua maior decepção...

Conta-se que, em uma noite a morte veio para Júlio César...

Pois, todos os governadores e senadores romanos, já sabendo do plano de Júlio César para dominar e conquistar o senado.

Até, então, nem mesmo o próprio César sabia quem fora o seu maior traidor... Até ele gritar, ao ver o seu próprio filho no meio de todos os demais senadores que vieram apunhala-lo. Ele, já acuado nas paredes, gritou auto:

"Até tu, Brutus!"

Brutus era o filho legítimo do imperador romano Caio Júlio César. Que antes também fora seduzido e traído por uma das mais belas e encantadoras mulheres que já se tiveram notícia em todo o Egito, a bela Rainha Cleópatra. Que para desafia-lo resolveu chegar a Roma, enrolada em um tapete dentro de um navio.

Pois, esse era o único jeito de ela conseguir chegar até Roma, sem ser percebida. E ser a primeira e única mulher a vencer o grande Imperador Júlio César.

7. Cleópatra, a Rainha egípcia.

Definem a Rainha Cleópatra, como inteligente, astuta, curiosa, audaciosa, prepotente, adoradora do deus Amon Há, o deus Sol dos Egípcios, carismática, extremamente bela, sedutora, misteriosa, amante dos grandes, alguém muito difícil de ser vencida.

Ela fora a maior responsável pela queda do grande imperador Júlio César. Mas que também teve um fim trágico: Cleópatra conseguiu impedir que César posse em prática o seu audacioso plano de conquistar o Egito, bem como todo o mundo. A partir dali.

Mas ao ver que ela também não se sairia vencedora, pois, em sua fuga os soldados do grupo de César, também conseguiram interceptar a conclusão de seu plano.

Da seguinte forma: os navios que, adiante, encontraria Cleópatra e seu amante, Marco Antônio, o irmão de Júlio César foram interceptados antes de chegarem ao seu destino. E em uma fuga alucinante, Cleópatra conseguiu escapar.

Mas, Marco Antônio, não teve a mesma sorte: Marco Antônio foram capturado e preso em uma prisão e lá fora torturado por um longo tempo, até sua morte.

Ao ser informada da captura de Marco Antônio, a Rainha Cleópatra consentiu que havia perdido a guerra contra Júlio César. Pois, ela sabia que seus planos também estavam perdidos. Pois, ela precisaria dele para que pudesse conseguir o que almeja. E sozinha ela não conseguiria.

Porque ela também sabia que os seguidores de César, já estavam vindo para captura-la. Logo, a Rainha Cleópatra também se viu vencida; e, a fim de não ter que ser capturada, e ser levada a uma prisão, ela mandou ao seu criado que lhe trouxesse uma Áspide - uma das serpentes mais venenosas do deserto - dentro de um cesto.

Então, ela pediu para deixa-la sozinha em seu quarto... Trancou a porta... E pôs sua mão esquerda dentro do cesto, a Áspide a picou. Ela gritou alto, e caiu. Quando abriram a porta... Cleópatra já não tinha mais vida.

8. Mahatma Gandhi.

Gandhi, fora um homem pequeno em estatura física e imensamente grande em elevação espiritual. É de Albert Eisten a frase que define o grande homem que fora Gandhi, disse Eisten: "As gerações futuras, dificilmente acreditarão que por esta terra passou um homem de carne e osso, e que conseguiu fazer o que Gandhi fez”.

Gandhi conseguiu mover uma nação inteira - seu país, a Índia -, de cerca de 1.100.000.000 pessoas, para enfrentar e vencer o poderoso Império Britânico. E provou que o homem não precisa de armas para vencer uma grande batalha.

9. Sócrates (cerca de 578 a. C.)

Filósofo que fora considerado sapientíssimo pelo oráculo. E que também fora condenado à morte pelo Estado da Grécia Antiga, por "corromper a mente dos jovens gregos", diziam seus julgadores.

Quando que, na verdade, ele estava era em busca de uma verdade que segundo o próprio Sócrates afirmava não saber ainda qual era.

Mas sabia que: não era "correto" que o Estado impedisse que os jovens pudessem ter a liberdade para bem questionar a razão.

Dessa forma Sócrates fora julgado e condenado "a morte" para tomar a Cicuta. O hilário foi que, em seu julgamento relatado na obra "O Banquete" (Por Platão, seu pupilo), ao invés de eles acharem que estariam exterminando Sócrates, com a sua "morte" ele fez com que eles questionassem a si próprios, sobre quem estava sendo condenados.

Ora, quem partia para ninguém sabia para onde iria, ou quem ficava vivendo o caos em Athenas, que fora gerado por eles mesmos. É o famoso "Porque tu me dizes que eu sou mal se fostes tu quem assim me julgastes?".

É um tipo de questão que faz o acusador se acusar, após receber a mesma indagação de volta.

E dele a frase: "conhece-te a ti mesmo".

E também: "Só sei que nada sei.”.

10. Friedrich Wilhelm Nietzsche

Conhecido como o polêmico filósofo alemão. Foi somente agora, após mais de 100 anos de sua morte, é que começaram a se estudar a fundo sobre tamanha magnitude do pensamento daquele que já é considerado um dos maiores filósofos do mundo moderno dos últimos tempos.

Nietzsche fez críticas fortes e pesadas para combater as falsas correntes de Filosofia ocidental, às ideologias políticas, ao pragmatismo fenomenológico, as doutrinas e segmentos sistemas capitalistas, ao poder dominador da igreja sobre a questão de não deixar o homem buscar uma verdade de valor, e da famosa cartilha da escola de como ser...

Hoje, Nietzsche é considerado, pelos grandes pensadores e críticos da Filosofia, como um filósofo de grande conhecimento e sabedoria que muito tem a contribuir com o homem, na eterna buscar pelo "Ser". Ele estava muito além de seu tempo.

Nietzsche nos instiga a pensar, a nos indagar, a questionarmos sobre o nosso conhecimento para o Saber. Nietzsche nos instiga a pensar de forma a irmos além do que se é dito a seguir e ser igual todos que seguem com o mesmo nível de consciência, e baixa razão questionadora e limitadora do conhecimento para o saber.

Nietzsche é o prenúncio e, ele mesmo anuncia o nascimento de um novo homem de uma nova era, de um ser que precisa ser menos humano e mais resistente ao sofrimento. Para que o ser humano aprenda a evoluir com o seu próprio sofrimento. Que não é amar o sofrer, mas sim, aprender algo com o sofrimento que lhe mostre o caminho para evoluir e ir além.

Foram alguns dos grandes homens e mulheres da história da humanidade... Napoleão Bonaparte, Nelson Mandela, Helena Petrovna Blavatzski. E muitos outros mais...

* Eu fiz uma pequena homenagem, em um de meus textos > homenagens, a grande Hypathia. para quem quiser conhecer mais pouco de quem fora essa grande mulher, determinada a seguir no que ela acreditava: "questionar a razão, sempre!" não lhe importando a pena que ela fosse ter que cumprir.

Mas jamais ela se submeteu a aceitar algo como verdade sem ser questionar a razão. Ainda que no fim ela tivesse que pagar um preço muito alto por sua auto-determinação em não aceitar ser submissa.

Sou grato!

Att,

Fábio Ramos

Fábio, o Pássaro Azul.

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 15/09/2013
Reeditado em 15/09/2013
Código do texto: T4482201
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.