BONFINOPOLITANO DIVULGA CULTURA NO PLANALTO CENTRAL.

   O mineiro josé Nucias Vieira Brandão, vive há muitas décadas no bairro lago azul, em Luziânia, no entorno do Distrito Federal. Diariamente, pode ser encontrado na lanchonetee WK, no mesmo bairro, onde comanda panelas, temperos e pratos. Os que visitam o local dificilmente imaginam estar diante de um homem que é porta_voz e mantenedor de uma das tradições mais ricas das Minas e do Goiás. Fora do expediente, José Nucias, o violeiro, o cantador, é um "rei" festeiro, um capitão de folia, mestre dos grupos Irmãos Vieira e Morenas da Catira. Um autêntico guardião de uma paixão seguida há quase 100 anos por seus ancentrais: a de dedicar a vida à comemoração da Folia de Reis.
   Este mineiro de Bonfinópolis de Minas, é cavaleiro andante na luta pela preservação das tradições que aprendeu com o avô, com o pai, com a vida. "Estamos na quarta geração da Família Vieira na continuação da Folia de Reis", conta o capitão violeiro, que montou o grupo Irmãos Vieira com a participação dos filhos Baltazar e Anderson e dos sobrinhos Alex e Odilon. Os garotos ostentam ainda os belos olhos verdes do mestre Nucias. 
   José Nucias é também um inovador. Foi ele que incentivou as filhas Luciana e Maria José,  e as noras Kettoly e Iracema, a ensaiar os primeiros passos da tradicional dança, antes restrita aos homens, e formar o grupo Morenas da Catira.
   Hoje, Nucias faz apresentações públicas com a companhia dos parentes, inclusive do irmão, o violeiro Geraldo Vieira."Eles têm o mesmo amor que eu pela Festa de Reis e pela catira. Está no  sangue."


OBS>MATÉRIA PUBLICADA NO CORREIO BRAZILIENSE -11/07/2005.
DANILELLE ROMANI-DA EQUIPE DO CORREIO


IMAGEM:ec01ceilandia.blogspot.com