A MAIS PURA REALIDADE!

Certa feita, um homem, adentrou pela porta do Pronto Socorro, chorando copiosamente.

Maria, uma auxiliar de enfermagem, recém formada, ouvindo o choro daquele homem, pergunta-lhe:

-Meu senhor, o que esta acontecendo?

-Enfermeira; sinto uma forte dor no peito que desce pro braço, e termina na batata da perna, chegando a me tirar o ar. Não estou agüentando mais!

Minutos antes, o médico plantonista havia sido chamado na enfermaria para atender a uma urgência.

Aquela auxiliar de enfermagem estava ciente da ausência do plantonista; no entanto, chamou o senhor, acomodou-o em um leito; e seguindo o protocolo do hospital, prestou-lhe os cuidados de enfermagem com carinho e destreza.

Ao retornar da enfermaria, o plantonista pergunta a auxiliar de enfermagem:

- Maria, qual a queixa do cliente?

-Doutor, o cliente refere dispnéia, e forte algia no tórax, braço e antebraço esquerdo, estendendo até a panturrilha. Visivelmente, constatamos cianose nos lábios e extremidades; e conforme o protocolo do Pronto Socorro, aferimos os sinais vitais, onde o monitor acusou 80% saturação; logo, introduzimos um cateter nasal a 3litros por minuto de oxigênio. Puncionamos um acesso venoso com abocath de grosso calibre, em veia periférica; coletamos uma amostra de sangue para possível exame laboratorial, e também um eletro.Devido o cliente referir ser diabético, colhemos uma glicemia capilar. Após alguns minutos, a saturação já se encontra em 98%; e o cliente refere melhoras.

-Doutor, caso lhe seja necessário; na ficha do cliente, relatamos suas queixas e os procedimentos que realizamos.

MORAL DA HISTORIA

Amados, colegas de profissão (Técnicos e Auxiliares):

Devido a agilidade desta auxiliar de enfermagem, e seus companheiros de equipe; o médico teve subsídios rápidos e precisos para que o cliente fosse medicado.

Logo, entende-se, que é por demais HONROSA, nossa profissão!

È no relatório que estarão contidas as informações que são de extrema importância e rigor para um futuro diagnóstico médico.

Os sintomas e procedimentos efetuados, e anotados, serão de grande valia para toda a equipe, até porque esta muda a cada turno horário, sendo necessário manter as informações atualizadas.

ELEN VIANA