FAÇO PARTE DA FAMÍLIA CENTRO CIRÚRGICO, E VOCÊ?

-Muito prazer! Sou o maqueiro. Trago na minha função, a responsabilidade em averiguar as condições físicas e psicológicas do paciente, antes da sua cirurgia. Sorridente e sempre atencioso, transporto o paciente na maca, transmitindo-lhe segurança e confiança, pois sou o primeiro contato que ele terá antes de entrar no Centro Cirúrgico; por isso, SOU ESPECIAL!

-Ah! Más sem o meu trabalho, como se dará a cirurgia? Sou a circulante das salas; a minha responsabilidade é de suma importância, pois, gerencio, e mantenho a sala de cirurgia deixando-a em ordem. Conheço os materiais e procedimentos necessários para cada ato cirúrgico. Sempre de olho no monitor e atenta as necessidades do paciente. Por isso, SOU ESPECIAL!

-Hum... No entanto sou eu, quem assisto ao paciente tanto no pré como no pós- operatório imediato. Como auxiliar e técnica de enfermagem da RPA, minha função é de observar e atender ao paciente em suas necessidades, até que ele se recupere da anestesia, e seus sinais vitais se estabilizem. Por isso, SOU ESPECIAL!

-Concordo com todos acima! Todavia, como secretária do Centro Cirúrgico é de minha responsabilidade agendar as cirurgias e pedir os materiais junto as empresas que serão utilizados. Por isso, SOU ESPECIAL!

-Tudo bem! Mas sou eu quem aponta os gastos dos materiais, procedimentos e medicamentos usados nas cirurgias. Com o meu conhecimento e eficácia no trabalho, o hospital sempre terá lucro, por isso, SOU ESPECIAL!

-Eu também faço parte dos especiais! Sou auxiliar da farmácia satélite. Minha função é de agilizar os medicamentos e materiais quando solicitados, não permitindo que faltem no estoque. Sendo assim, SOU ESPECIAL!

-Todos estão corretos, todavia, como integrante da equipe do apoio deste hospital, pela minha competência e assiduidade sou responsável em manter o ambiente limpo e agradável.Por isso, SOU ESPECIAL!

-Como coordenador do Centro Cirúrgico, não decido sozinho, nem julgo a ninguém. Meu compromisso é de ouvir a cada um, promover o diálogo entre os profissionais, e estabelecer a paz, permitindo um ambiente harmonioso. Pois uma andorinha sozinha não faz verão. Sendo assim, somos todos especiais! Cada qual um membro, e juntos, formamos o CORPO do CENTRO CIRÚRGICO.

Elen Vana