proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-ZsgzSka-SFc%2FUrSix_WykLI%2FAAAAAAAATT8%2FzEws_Khu5z0%2Fs400%2Fantonio-fagundes%2B(14).jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Antônio Fagundes
Ator brasileirO
 
 
Antônio Fagundes (1949) é um ator brasileiro de televisão, teatro e cinema. É considerado um dos atores mais carismáticos e galãs da televisão brasileira.
Antônio da Silva Fagundes nasceu no Rio de Janeiro e mudou-se cedo para São Paulo. Começou no teatro no Colégio Branco. A primeira atuação foi na peça “A Ceia dos Cardeais” com apena 14 anos. Em 1966, ganhou o IV Prêmio de Ator pela peça “Atlantic’s Queen”. Fez parte do Teatro de Arena de São Paulo, em 1968.
Seu primeiro papel na televisão foi na novela “Antonio Maria”, em 1968, na TV Tupi. A partir de então, seguiu uma carreira bem sucedida na televisão: “Saramandaia” (1976), “Nina” (ganhou o prêmio de melhor ator da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1977), “Dancin’ Days” (1978).
Nos anos 80, destacou-se em algumas novelas “Corpo a Corpo” (1985) e “Vale Tudo” (1988). Na série "Carga Pesada", exibida a partir de 1979 na Rede Globo e que continuou a ser exibida nos anos 80, Antônio Fagundes brilhou ao lado do ator Stênio Garcia. A série foi sucesso de audiência.
Nos anos 90, atuou de forma intensa e obteve sucesso interpretando personagens conhecidos do público brasileiro como Felipe Barreto (“Dono do Mundo”, 1991), José Inocêncio (“Renascer”, 1993), Otávio César Jordão (“A Viagem”, 1994) e Bruno Mezenga (“O Rei do Gado”, 1995).
Antônio Fagundes atuou no cinema, com destaque para os filmes “Bossa Nova” (2000) e “Deus é Brasileiro”.
Antônio Fagundes ganhou outros prêmios, entre eles, vale a pena citar o Troféu Imprensa, melhor ator de televisão por “O Dono do Mundo” (1991) e o Troféu Imprensa de melhor ator de televisão por “Renascer” (1993).
Informações biográficas de Antônio Fagundes:
Idade: 64 anos
Data do Nascimento: 18/04/1949