Doutora Zilda Arns Neumann (minha homenagem)

A doutora Zilda Arns Neumann foi muito mais que uma médica pediatra e sanitarista brasileira. Ela foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Como cidadã brasileira, uma das personalidades mais conhecidas e reconhecidas no mundo, por seu trabalho em busca, inicialmente, de salvar as crianças da fome, da destruição, da violência. Posteriormente, ajudando, também, os idosos, com a Pastoral da Pessoa Idosa.

Começou seu trabalho em Curitiba, no Paraná, em 1983.

Após 25 anos, a Pastoral acompanha mais de 1,9 milhões de gestantes e crianças menores seis anos e 1,4 milhão de famílias pobres, em 4.063 municípios brasileiros. Seus mais de 260 mil voluntários levam fé e vida, em forma de solidariedade e conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres. (http://www.pastoraldacrianca.org.br/pt/?option=com_content&view...).

A Pastoral da Criança atua em 21 países, combatendo a mortalidade infantil e acompanhando as gestantes, a fim de identificar algum risco durante a gestação.

Como pessoa, a doutora Zilda Arns Neumann foi e é um exemplo de dedicação, persistência e humanidade, tão raras hoje em dia.

Ela se foi no dia 12 de janeiro de 2010, mas o trabalho deixado vivifica-a, não somente como a pessoa que recebeu inúmeros prêmios, inclusive a indicação ao Nobel da Paz, mas como a pessoa de alma rara, de sorriso largo e de atitude destemida. De fato, um exemplo a seguir.