Projetando a Vida

É sábia a afirmativa que diz que a vida é um eterno aprendizado!

Certas lições, que mais tarde descobrimos ser imprescindíveis, são difíceis de assimilar.

No decorrer dos dias, e sem se dar conta disso, damos demasiada importância ao nosso trabalho, às nossas conquistas materiais, ao conforto, etc...

O afetivo e o emocional, muitas vezes seguem em segundo ou terceiro plano.

Contudo a vida está sempre oferecendo oportunidades para que isso se manifeste.

Foi isso que ocorreu no dia 27 de janeiro, oportunidade em que meu filho Rafael Fernando se formou em arquitetura pela Universidade Paulista.

Em sua colação de grau, estive presente na companhia de minha irmã Dora, seus netos Gabriel e Pedro, sua filha Marília e seu marido Rafael.

Confesso que, ao vê-lo, quase trinta anos voltaram a minha memória, ocasião em que eu me formei em Administração pela Unitau.

Seus olhos estavam mais brilhantes que normalmente costumam ser, e isso eu fiz questão de dizer a ele.

Você sabe Rafael, que a seleção natural é uma lei sábia da natureza, e você ter sido escolhido ficar entre os 20% das pessoas que iniciaram o curso a 5 anos atrás, nos enche de orgulho e admiração.

Desculpe o velho, pelas poucas presenças durante esse longo e árduo percurso que você percorreu.

Mas saiba que, toda vez que fui convocado a auxiliá-lo, o fiz com a maior boa vontade e dedicação, apesar das minhas limitações.

Lembra daquele dia em que fomos a um estacionamento no centro da cidade fazer medições e projeções? Nossos conhecimentos eram parcos e nossas ferramentas pior ainda!

Um pedreiro nos emprestou sua trena para que pudéssemos concluir “nosso trabalho”, e tudo se arranjou não é mesmo? Como tudo se arranja na vida, e os resultados e as recompensas já estão a caminho.

Hoje você já está trabalhando na área que escolheu e o tempo e seus esforços se encarregarão do seu sucesso profissional e pessoal.

Olha, aquela pétala de rosa que você me deu durante a cerimônia, será guardada enquanto eu estiver consciente. Ela será lembrança de um dia em que o destino me proporcionou uma das maiores alegrias de minha vida.

PS: A rosa a que me refiro o Rafael entregou à sua mãe.

Obrigado filho

Permaneça com Deus, hoje e sempre...

"Meu trabalho não tem importância, nem a arquitetura tem importância para mim. Para mim, o importante é a vida, a gente se abraçar, conhecer as pessoas, haver solidariedade, pensar em um mundo melhor, o resto é conversa fiada." Oscar Niemeyer