O DIA DAS MÃES

O DIA DAS MÃES

No mais simples dialético, podemos sinonimizar a significação da palavra mãe. Materno, maternal, mulher, qualquer fêmea, que deu à luz um ou mais filhos. Pessoa muito boa, dedicada, desvelada, fonte, origem, berço, aquela que ama seu filho. A comemoração do dia das mães pode ser considerada de origem mitológica. Como uma das mais antigas comemorações desse gênero que se tem conhecimento. Tudo aconteceu na antiga Grécia, na entrada da primavera onde os gregos faziam culta a Mãe dos deuses, de nome Rhea. A importância da data não se restringiu somente a parte mitológica, tanto é que, nos meados do século XVII, no quarto domingo da quaresma, a Inglaterra resolveu dedicar esse dia em homenagem as mães operárias inglesas. Era um dia bastante comemorado, e ansiado que as mães trabalhadoras tinham direito a folga ficavam em casa para comemorar com seus familiares. Conhecido como “Mothering Day”, esse dia daria origem ao “mothering cake”, vejam: um bolo presenteado as mães para tornar o dia mais festivo.

Os mais marcantes fatos da história mundial aconteceram nos EUA (Estados Unidos da América do Norte), o dia era bastante significativo, pois diversas comissões resolveram emitir opiniões em prol da criação da data festiva tenho como ponto primordial, a celebração de homenagem às mães americanas. No ano de 1872, a escritora Júlia Ward Howe, autora do “Hino de Batalha da República”, foi uma das incentivadoras, mas outra americana de nome, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, começou a instituir e programar campanhas para reforçar a patenteação da tão memorável data. Passaram-se vários anos, mas em 1905, Anna, filha de pastores, por infelicidade perdeu sua mãe entrando em grande depressão. O sofrimento da jovem causou um frenesi entre suas amigas e conhecidas, várias idéias surgiram, inclusive a de marcar como fato histórico o dia da morte da mãe da pastora, um dia de ação de graças. Anna era uma pessoa bondosa aceitou a idéia, mas queria que a data fosse estendida a todas as mães viva ou mortas, dia que todas as crianças homenageassem suas mães, com intuito de reforçar os laços familiares e o respeito pelos pais.

Foram três anos de batalha árdua e sofrida para Anna, tendo lutado ferrenhamente para que esse belo dia fosse criado. Seria o dia dedicado às mães de todos os credos e etnias. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Como todo começo deve ter um fim específico e delineado, em 1914, o então presidente dos estados Unidos da América, Woodrow Wilson de 1913 a 1921, unificou em todos os estados americanos a data como celebração oficial, e com comemoração no segundo domingo do mês de maio. O dia ficou conhecido como o Dia Nacional das mães. A sugestão foi da própria pastora Anna e na data mencionada foi celebrada a unificação da celebração em todos os estados americanos. Em curto espaço de tempo 40 países aderiram ao dia, inclusive o Brasil. Mãe nome dulcificante guardará sua voz suave e mansa, em nossos corações. “Fala o nome de Deus, minha querida mãe!”. Repete: “Deus é a luz de nossa vida!”. Choramos quando nos vem à lembrança, principalmente para aqueles que não usufruem os seus carinhos, pois já partiram para o mundo espiritual. Mas, aqueles que estão na companhia celeste de suas mães dêem toda atenção, todo amor, todo carinho no seu dia.

Aliás, mãe é mãe, ela sempre guarda no coração um carinho especial para os frutos de seus frutos. Nossa mãe celestial nos ama e nós devemos amá-la com todas as energias da alma, pois foi Maria que durante nove meses carregou em seu ventre, Jesus o Salvador da humanidade. Parabéns a todas as mães. Brancas, pretas, pobres, ricas, casadas, separadas, adotivas, viúvas, mães solteiras, enfim todas, e aquelas que foram chamadas ao convívio celestial de Deus Pai Todo poderoso. Uma conotação que merece destaque: “No Brasil o primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918”. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO EFETIVO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 01/05/2007
Código do texto: T471274
Classificação de conteúdo: seguro