Algumas mulheres da minha vida

08 de Março – Dia Internacional da Mulher
 
  
 Embora hajam controvérsias sobre a origem, os fatos reais e alguns pesquisadores atribuam à data, a criação de um mito, o fato é que o 'Dia Internacional da Mulher'  tem gradativamente, ganho espaço para a divulgação do papel da mulher e da luta feminina na sociedade. Portanto, sem desconsiderar tais historiadores, nossa opção, hoje, é pela homenagem à todas as mulheres.

A mulher simples trabalhadora que exerce a função de mãe, esposa, filha, enfim, que enfrenta diariamente as dificuldades da exclusão social, da violência, do preconceito e da discriminação. A mulher que além de suas funções, percebe também a importância de participar da luta pela igualdade de gênero, e se põe a caminho na construção de uma sociedade justa, fraterna e igualitária.


Enquanto comemorar o Dia Internacional da Mulher pode significar apenas o dia de trocar mensagens, flores e abraços em homenagem às mulheres, (que também é válido), não podemos esquecer, especialmente, que existiram mulheres protagonistas, capazes de mudar o curso da História.

Sem perder a sensibilidade feminina e a capacidade de amar incondicionalmente, essas mulheres corajosas l
utando pela sua libertação, enfrentaram os algozes de uma sociedade patriarcal e machista,  arraigada de toda forma de preconceitos e injustiças contra as mulheres.

Graças a ousadia destas mulheres, hoje podemos celebrar muitas conquistas: o direito ao voto; a Lei Maria da Penha; a possibilidade de exercer qualquer atividade profissional, esportiva, social ou cultural; os direitos trabalhistas, como licença maternidade e amamentação, entre outros... 

 A Presidenta Dilma é mais do que um símbolo destas mulheres lutadoras. Com seu exemplo, Dilma nos mostra que um outro mundo é possível e,  através de sua maneira de ser consegue aliar à ternura de mãe, à firmeza de gestora de uma nação, implementando programas sociais e políticas públicas em defesa de vida digna para mulheres e homens.

Celebremos, pois, essa trajetória e continuemos a lutar por justiça e dignidade junto às Secretarias de Políticas para Mulheres –SPM - Governo Federal e Estaduais,  que visam a promoção dos direitos da mulher, contra toda e qualquer forma de discriminação e violência, bem como a sua plena integração social, política, econômica e cultural. Que este 8 de março seja mais um dia de reafirmação de direitos iguais e vida plena para todas e todos. Parabéns a todas as mulheres! 
 

 
Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 07/03/2014
Reeditado em 08/03/2014
Código do texto: T4719679
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.