For Pia

For Pia


Pia, minha amiga. Hoje é seu aniversário, e para falar à sua alma, tive que apelar para alguém do seu tamanho. A lição escrita aqui é exatamente o que você me ensinou, embora você tenha me ensinado muito mais. Feliz Aniversário!!!!

"Nós, os que escrevemos, temos na palavra humana, escrita ou falada, grande mistério que não quero desvendar com o meu raciocínio que é frio. Tenho que não indagar do mistério para não trair o milagre. Quem escreve ou pinta ou ensina ou dança ou faz cálculos em termos de matemática, faz milagre todos os dias. É uma grande aventura e exige muita coragem e devoção e muita humildade. Meu forte não é a humildade em viver. Mas ao escrever sou fatalmente humilde. Embora com limites. Pois do dia em que eu perder dentro de mim a minha própria importância - tudo estará perdido."

Clarice Lispector


PS Novela (Pia, só agora reparei que na data de publicação consta 11.03. Dias antes fiquei sabendo, via e-mail de uma Irmã Recantista, que aconteceria essa homenagem para você no dia 14 e que cada um, em sua própria escrivaninha, ensejasse o que bem aprouvesse: crônica, conto, poesia, mensagem, etc. Ora, faço uso de um aparelhinho que na melhor das hipóteses é um arremedo de computador. O sujeito da loja advertiu: isso é uma espécie de celularzão. Eu ainda indaguei: faz ligações? Não faz. Parece uma calculadora que manca de uma perna, incapaz de adicionar ou subtrair. Por mais que eu tentasse, não conseguia enfiar o texto da Irmã Clarice aí. (Você acha que ela poderia ter sido uma Recantista?). Foi então que me desloquei para a lan house a fim de deixar tudo nos trinques de véspera, publiquei cá no RL, deletei e aí fiquei esperando chegar no dia 14 para de manhã cedinho publicar, ou antes, restaurar o texto. Essa função meu aparelhinho consegue fazer e depois, você sabe, entes queridos ficam ansiosos nas demonstrações de apreço e às vezes se atrapalham. Achei que tinha tido uma grande idéia, mas o mecanismo do site contou a data inicial. O que, pensando bem, não foi de todo ruim pois acusou o registro do gesto. Estou careca de saber que 14 de março é seu dia. Mas no dia 11 fiquei sabendo da homenagem. Foi quando meu coração pulou, minhas mãos se agitaram e meu semblante fez: aha! Enfim, conversa mole de um velho amigo, muito feliz pelo seu aniversário).



(Imagem: John Powell)
Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 11/03/2014
Reeditado em 24/04/2021
Código do texto: T4724665
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.