O QUE É POESIA? (Homenagem ao poeta Castro Alves)

O QUE É POESIA?

(Homenagem ao poeta Castro Alves)

A poesia

É pequenina semente

Que cai na alma da gente

E embriaga o coração!

Brilho de estrela

Ou som de sino plangente,

Água de mar ou vertente,

Transformados em canção.

Cheiro de flor!

Um aroma diferente,

Daquele que a gente sente

E jamais pode esquecer!

Vento suave!

Que passa leve e mansinho,

Fazendo dengo... Carinho,

Jeito belo de viver!

A poesia

Enobrece os sentimentos,

Dá mais luz aos pensamentos,

Eleva o ser às alturas!

É o encontro

De Deus com a natureza...

Simplicidade... Beleza!

É o canto das criaturas!...

***

Nós - os amantes da poesia - não podemos deixar passar em branco a data de aniversário daquele que para nós é o mais alto dos representantes do nosso romantismo e também um dos maiores poetas da língua portuguesa. Antônio Frederico de Castro Alves, o vulcão da poesia brasileira, o Cantor dos Escravos, o jovem vibrante e arrebatado pelos sublimes ideais, o amante da natureza, o patriota audaz, era tudo isso e muito mais: era um poeta!

Um ser que amava a lua e recitava versos nas tabernas à beira das estradas, em cujo coração, ardente e apaixonado, mesclavam-se inúmeros sentimentos. Nasceu em 14/03/1847, na Fazenda Cabaceira em Curralinho (hoje Castro Alves), na Bahia, e faleceu em 06/07/1871, em sua terra natal, vítima de tuberculose, doença agravada por um terrível acidente que lhe resultou em amputação de um dos pés.

Que viva o nosso Castro Alves no coração dos amantes, dos poetas, dos cantores, dos que lutam e querem fazer de sua Pátria uma nação justa e grandiosa!

Que ele esteja sempre presente em nossa memória! Que os seus versos possam alimentar os nossos sonhos, transformar os nossos ideais, e encher o mundo de amor e poesia!

Maria do Socorro Domingos

João Pessoa, 14/03/2014

Mariamaria JPessoa Pb
Enviado por Mariamaria JPessoa Pb em 14/03/2014
Código do texto: T4727999
Classificação de conteúdo: seguro