Não é fácil mesmo.

E a vida passa e nós vamos junto. O sol nasce e brilha para todos, mas apenas uns tantos colocam suas energias, sua imaginação e potencial para o reflexo da luz solar.

Todas as estações têm os seus encantos, amores e desilusões. Ah! As buscas! Essas são constantes, estão no âmago de cada um. Seja uma busca pela mera sobrevivência, seja para amar o conhecimento e fazer a partilha em ângulos diversos, falas entrecortadas e sorriso às vezes recheado de cinismo capaz de provocar novas e maiores reflexões.

E pouco nos preparamos para a partida. É. A partida. O ato de ir ao encontro do Criador. Prefiro chamar de Criadora, porque o amor que vem de Deus - ou Deusa - é feminino, com ternura infinita e de coração sempre pronto para o perdão e o direito à gentileza do recomeço.

É muito complicado falar em morte. Não! Morte não. Prefiro falar em férias desse plano. Férias porque, depois de um tempo, acredito no retorno.

Mas não é tão simples falar em partida. Porque nos apegamos. O líder espiritual Siddartha Gautama, o Buda, dizia que a raiz do nosso sofrimento está no apego. Concordo. As ligações sentimentais profundas provocam dores lancinantes quando rompidas. Mas nos apegamos. Seja pela importância que a pessoa deu às coisas da vida, à sua própria, ao conhecimento.

E hoje José Wilker resolveu tirar as suas férias. O dia ficou triste!

Eu não sei se ele viveu algum tempo em São Paulo, mas ouso dizer que ele tinha tudo a ver com a cidade.

Quantos partiram, como ele, de Juazeiro do Norte para o Rio ou São Paulo? Impossível dizer. Quantas tentativas similares, quantas possibilidades perdidas, portas fechadas e tantas por abrir?

E quando uma pessoa com essas características vai embora – como trabalhador incansável, estudioso, capaz de abrir possibilidades com um raro talento, culto, eu penso no quanto a nossa responsabilidade aumenta! Aumenta porque as conquistas têm que sobreviver a essas rupturas, a alegria de viver precisa forçar novos brilhos no olhar, apertos de mãos, abraços e finas demonstrações de sinceridade.

Vá em paz, José Wilker. E converse muito com todos aqueles queridos e queridas que fizeram, com o conhecimento, estudo e esforço, esse país melhor. Com você fez. Você ensinou muito a algumas gerações. Com crítica, diversão, reflexão, busca pela construção da democracia... obrigada mesmo. Você soube muito bem fazer a sua parte! Que Deus te ilumine. Sempre!

Vera Moratta
Enviado por Vera Moratta em 05/04/2014
Código do texto: T4757732
Classificação de conteúdo: seguro