Irmão Mauro Dantas Cortêz

“DISCURSO”

Não me propus a fazer uma biografia do hoje homenageando o irmão Mauro, e sim, um testemunho do que ele representa para educação da nossa gente surubiense.

Qualquer que seja a biografia seria, acredito, falha ou omissa, pois teria com certeza esses inconvenientes.

Ele, Mauro Dantas Cortez, de família ilustre e influente da comunidade Norte-riograndenses, é de origem campesina, tendo já desde cedo contato com as coisas naturais. Vida de campo, sensibilidade para com a vida sofrida de um nordestino, marcada pelo fenômenos da seca e da estiagem.

Aos treze anos, movido por um forte espírito religioso chega a Apipucos para iniciar seus estudos rumo à consagração religiosa. Todos os seus cursos foram feitos quando já estava em Apipucos.

Terminando seu 2º grau, partiu para a universidade fazendo o curso de letras em quatro anos e depois fez três anos de teologia não obtendo porém a graduação. Foi nesse período em que fazia o curso de teologia que o Provincial o enviou para Surubim, em 1968, não podendo assim prosseguir e se graduar em teologia.

É dentro da congregação Marista que ele se encontra com a Pedagogia de seu fundador Champagnat: “Educar do jeito de Maria”. Era isto que faltava.

Sua vida de professor se resistiu de progressivas. Sua bagagem de conhecimentos é considerada uma das mais ricas do nosso meio.

Convém salientar que ele prefere ficar no anonimato sem se poder verificar esse potencial intelectual cujo conteúdo é avaliado por quem com ele se entretem. Isto é verdade, porque além dos estudos que são uma constante em sua vida, tem ele a vivencia.

Suas viagens à França tem finalidade teológica. Em 1964 parte para a frança para um curso sobre ( Reflexão Marista ) literatura Marista no sentido vivencial. Já em 1974, viaja mais uma vez e, desta vez para um curso sobre teologia Bíblica sistemática e exegética cuja duração é de dois anos, no Instituto Católico de Paris que tem os mesmos privilegio legais de irmão Mauro uma maior visão do mundo, das pessoas e de Deus.

Isso vem ajudar o seu trabalho de Educador Marista, junto à juventude carente. Não precisa dizer da importância do trabalho dos dos irmão Maristas, desde sua fundação.

O conhecimento das pessoas se mediante o contato vivencial. Todos nós que privamos da amizade do irmão Mauro e com ele falamos breve mas, quase constantemente, que o ouvimos quando éramos alunos e com ele dialogamos em assuntos diversos,no dia-dia, aquilatamos seu apreço pela educação e pelos seus alunos. E vocês alunos, que ora me ouvem, podem muito bem julgá-lo durante suas preleções nas aula

1ª A alegria com seu título;

2ª Seja exemplo para todos nós de pessoa empenhada na realização de seus objetivos

3ª Podemos afirmar ser ele pessoa realizada?Não evidentemente porque o horizonte para o qual ele se dirige é longínquo e inatingível: Infinito.

Quem não conhece o trabalho desse educador religioso no que se refere à Bíblia? Quanta sabedoria, quanta beleza de conhecimentos! Hoje me lembro com saudades daquelas maravilhosas exposições sobre a terra santa. Ficávamos encantados com com sua eloquência.

A viagem à Palestina (Perigrinação) completou os estudos referentes à Israel iniciados 25 anos antes.

Obs: o modesto texto, inacabado, escrito até aqui reflete um pouco da vida do irmão Mauro feito ainda quando eu privava do seu convívio. Seria lido no momento da entrega do título de cidadão de Surubim concedido a ele pela camara de veriadores. Os motivos da não realização da entrega eu não conheço mas para nós, amigos dele, ele sempre será cidadão de surubim.

O trabalho que lhes mostro não é dotado de uma preocupação lingüística mas com a veracidade dos fatos pois, foi ao lado do irmão Mauro, entre um cafezinho e outro, que eu escrevi.

Com sua morte, 12/08/1989, fato ocorrido de maneira muito inesperada, fica incompleto, não revisado e não organizado, o meu trabalho. Abre-se uma imensa lacuna na nossa comunidade e tenho certeza que na congregação Marista.

*Esta parte ficou sem a seqüencia pois o trabalho ainda iria passar por revisão.

**Procurei colocar fielmente as idéias do original mesmo montando que estavam partes sem sentido.

Fernando Timóteo.

Professor , Cantor, Compositor e Poeta Surubinense

Fernando Timóteo
Enviado por Fernando Timóteo em 07/05/2007
Reeditado em 18/07/2011
Código do texto: T478807
Classificação de conteúdo: seguro