Imagem do Google / g1.globo.com



- Foto Facebook / Reprodução.





 
O INCIDENTE*
 


Um dia a vida cheia de borrasca;
feliz, de iluminuras, noutro dia.
Assim a humanidade o tempo tasca.
 

Nos ínterins, a gente fantasia,
enfeita sonhos pífios, já sem casca,
e vamos velejando na utopia.
 

O povo, soberano, vá em frente...
 

Meus calos, rugas, cãs são o incidente.

 

Fort., 02/05/2014.
 
- - - - - -
(*) Este indriso é dedicado postumamente ao ensaísta, contista, romancista, poeta e crítico literário NILTO MACIEL, que, uma vez, ainda sem que o conhecesse, no North Shopping, em Fortaleza, livrou minha mesa de chopes que a inadvertida moça dos serviços gerais já ia levando, de roldão, enquanto eu fora ao WC. Ele, também, em mesa próxima, degustava um chope e inteirou-se de que eu voltaria, pois até avisara ao Nonato, o garçom. O "incidente" valeu para que entabulássemos conversa. Anotei o e-mail do Dom Quixote conterrâneo e, tempos depois, passei a receber regularmerme os boletins do seu sítio literário. Com vários prêmios, Nilto era formado em Direito. Morou em Brasília, tornou-se conhecido nacional e internacionalmente, e, lá, mantinha uma revista da área na qual dedicou toda a sua existência: a literatura. No papo, disse-me que iria deixar o Planalto, estaria de volta para Fortaleza. Nilto Maciel foi encontrado, sem vida, na noite desta quarta-feira (30 de abril), em sua residência, no meu velho bairro de Monte Castelo. O escritor, nosso conterrâneo do maciço de Baturité, deixou dezenas de livros (vide obra  na Wikipedia), entre os quis Os Guerreiros de Monte-Mor, Os Varões de Palma, A Rosa Gótica, A Última Noite de Helena e A Leste da Morte. Além da família Maciel, minha sentida solidariedade a estes meus dois amigos, também amigos comuns do falecido: Osvaldo Silveira, o meu aparentado, que estudou com ele, não sei se no Seminário, ou na Faculdade de Direito, e o poeta gaúcho, residente em Santa Catarina, Silmar Boher, que postava poemas em um dos blogs literários mantidos pelo ilustre escritor.

 
Gomes da Silveira
Enviado por Gomes da Silveira em 02/05/2014
Reeditado em 02/05/2014
Código do texto: T4791142
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.