Dia das Mães

Eu gostaria de ser seu filho, para ter todas as lembranças dos cuidados que você me dedicaria; gostaria de ser seu filho para que pudesse ouvir sua voz doce repetindo aos meus ouvidos, as letras, as palavras e as frases, em que mãe seria sempre o tema; gostaria de ser seu filho para lembrar você dedilhando o ábaco, pretendendo ensinar-me as contas elementares, que eu insistia em errar... que eu insistia em errar - de tão teimoso que eu era! Eu gostaria de ser seu filho para vê-la bela , com a pele muito branca, com um ligeiro carmim, em contraste com o dourado dos cabelos, abafando a banca nas reuniões de turma, na reunião das mães, para receberem informações do aproveitamento dos filhos; a mais bela de todas e dizendo e repetindo com aquela voz doce - meu filho é muito dedicado aos estudos, vocês não acham? Como se toda aquela mulherada de filhos menos inteligentes, menos dedicados aos livros, tivesse a obrigação de responder em uníssono: Achamos! Como eu gostaria de ser seu filho para que pudesse receber elogios para cabelo cortado tipo "reco", que me levava ao desespero nos tempos de militar; como gostaria de ser seu filho para poder dedicar-lhe um agradecimento especial no discurso de formatura; como eu gostaria de ser seu filho para poder dizer-lhe todos os anos FELIZ DIA DAS MÃES.