Autores que se tornam nossos mentores, nossos amigos de viagem

Estes dias terminei de reler um dos livros de Erich Fromm pela quinquagésima vez, O medo à Liberdade. Fui apresentado a este autor faz mais de trinta e cinco anos, quando frequentava o primeiro ano do curso de Comunicação Social, pelo Luciano Ramos, nosso Professor de Introdução à Antropologia Cultural.

Ele nos recomendou como leitura obrigatória os livros, O medo à Liberdade, Psicanálise da Sociedade Contemporânea e a Arte de Amar como um bônus, todos do Erich Fromm.

Nunca mais me separei deste autor, e penso que ele se tornou para mim , uma espécie de mentor, para não dizer psicanalista.

Reli-o com muito carinho, saboreando os grifos e as notas de rodapé feitas por mim naqueles anos de juventude., lembrando o quão duro foi caminhar por aquelas páginas, navegar em águas tão caudalosas. Hoje a leitura deste livro fluiu como música. Sim, digo música, uma boa música daquelas que soa sempre nova a cada vez que ouvimos, e que temos a gostosa sensação de que estamos compreendendo cada conceito, cada argumento, cada movimento e deixando o autor nos conduzir por uma infinidade de novas portas que vão se abrindo.

Durante esta última leitura deste livro, O Medo à Liberdade, fui tocado por um sentimento de gratidão a este grande professor Luciano Ramos, e venho aqui para expressar meu agradecimento por ter topado com ele em meu caminho.

O professor Luciano Ramos me apresentou Erich Fromm, e através dele conheci um pouco de Freud, Marx, Nietzsche, e de outros seus amigos

Nesta época de estudante do curso noturno, estava eu iniciando minha vida profissional como vendedor; Gosto de pensar que fiz uma boa carreira, tendo atuado em grandes empresas multinacionais e ocupado posições de diretor e presidente. Hoje fazendo uma viagem retrospectiva percebo o quanto a reflexão continua sobre os ensinamentos de Erich Fromm me ajudou como profissional e

mais importante, o quanto ajudou a tornar-me um homem melhor, com uma visão mais generosa da vida.

Recomendo aos meus amigos que ainda não leram este autor, que vale a pena conhece-lo.

Vou agora procurar uma grafica e fazer uma nova encadernação do meu exemplar, que já está aos frangalhos.

Alguns livros se tornam objetos sagrados, talismãs, verdadeiros " Auxiliares mágicos"como diria o próprio Erich Fromm.

Dedicado ao Prof. Luciano Ramos