1.8 - Finalmente... meu filho Marcos Vinícius.

Até que enfim chegou o tão aguardado 22 de junho de 2014. A maioridade agora já é uma realidade.

Lembro exatamente em detalhes esta mesma data a 18 anos atrás. Um dia frio, garoa e um ventinho muito gelado. A chegada ao hospital, a anestesia, as conversas com o médico e sua equipe, o centro cirúrgico, a cesariana, e, você um bebezinho pequenino e tinhoso.

Lembro da cirurgia para correção dos pezinhos tortos congênitos após meses de tira gesso, coloca gesso. Sabe, eu achava que você sofria com aqueles gessos, passava o tempo todo com você no meu colo acreditando que te confortaria daquele sofrimento. O ortopedista que fez a cirurgia e acompanhou seu tratamento disse que devido ter começado com gesso muito cedo, pra você era um processo natural, como comer, beber água, tomar banho, engraçado não é?

O dia em que começou a andar. Foi dia 27 de setembro de 1997, durante a cerimônia de 42º dia de falecimento de seu avô, dia em que ele completaria 65 anos. Quanta emoção. Aquela botinha ortopédica com solado oval... e você deu vários passos até um brinquedo.

E a escolinha da Tia Nanci? Como você gostava de lá. Depois veio o pré em uma escola municipal. Primeira série, nossa que medo de deixá-lo no meio de umas 500 crianças de vários tamanhos e idades. Fui até a sala e o deixei claro que com o coração na mão. Não via a hora de ir buscá-lo.

E a quinta série? Pior ainda, mas, eu trabalhava na escola e mesmo assim a sensação de medo novamente me cercou, mas, ia sempre lá observar.

Enfim o ensino médio. O medo de deixá-lo sempre esteve presente, só que agora, não ia mais até a escola, fiz como orientou minha grande veterana, orei quando você ia pra aula.

NDO lembra o primeiro dia? Nos perdemos e por várias vezes isso se repetia.

Quando passou a integrar a Academia da OFBHI, quando foi para Curitiba, para Brasília, para o Rio de Janeiro e em breve, Japão, EUA, enfim para o mundo todo.

Sei das suas dúvidas, seus medos, seus sonhos, suas incertezas. As “broncas”, os “epa, epa”, são na realidade um incentivo, uma forma de você enxergar algumas coisas que os olhos não percebem.

Parabéns, que você seja eternamente feliz, realize seus sonhos e conquiste seus objetivos, sempre com a certeza de que mesmo que eu não esteja presente, sou eternamente sua mãe.

Feliz aniversário.

Caimar de Souza