proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-OH-Rv745QYM%2FUrSSnWma67I%2FAAAAAAAATRw%2Fg6gnJNbY-zY%2Fs400%2FBob-Dylan-005.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Bob Dylan
Cantor e compositor norte-americano
Biografia de Bob Dylan:
 
Bob Dylan 25-05-1941é o nome artístico de Robert Allen Zimmerman, cantor e compositor norte-americano de rock-folk, um dos ícones da contracultura. É considerado um dos maiores compositores do século XX.
Bob Dylan nasceu em Duluth, Minessota, neto de imigrantes russos e judeus. Na infância, aprendeu a tocar harmônica e violão influenciado pelas músicas de Hank Willians, cantor folk americano. Também gostava de ouvir Little Richard.
Bob Dylan chegou a entrar para a Universidade de Minessota. Apresentou-se em vários shows no começo dos anos 60 em bares. Em 1961, abriu um show de John Lee Hooker. Depois do evento, foi contratado pelo produtor John Hammond.
Dylan conseguiu reconhecimento com o álbum "The Freewheelin", o segundo com a gravadora Colúmbia Records. O primeiro grande sucesso do álbum foi “Blowin in the Wind”, canção emblemática, considerada uma das maiores no conjunto de seu repertório musical. Nos anos seguintes, gravou "Mr Tambourine Man", "Like a Rolling Stone", essa última, depois de envolver-se com polêmicas em 1965, no Newport Festival, por ter inserido guitarra elétrica em suas músicas, o que desagradou os fãs de folk mais conservadores. Em 1969, no álbum "Nashville Skyline”, a canção “Lay Lady Lay” foi destaque.
A partir dos anos 70, Dylan não teve a mesma energia para compor. Mesmo assim, a canção "Hurricane" (1976) foi sucesso do álbum “Desire". Na fase que converteu-se ao cristianismo, compôs “Slow Train Comming", "Saved" e "Shot of Love".
Nos anos 80, e 90 não foram períodos férteis musicalmente para Dylan, mas a canção “Jokerman” foi um hit da década de 80. Depois de um longo tempo com criações pífias, lançou em 1998 o álbum “Time Out of Mind”, considerado uma dos grandes trabalhos de sua carreira.
Dylan influenciou artistas e bandas importantes como Rolling Stones e Beatles. A canção “Like a Rolling Stone” foi considerada pela revista Rolling Stone como a melhor do século XX
Informações biográficas de Bob Dylan:
Idade: 72 anos
Data do Nascimento: 24/05/1941