proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-PWTc1M05uLI%2FUrSAfCLIj_I%2FAAAAAAAATPc%2F6kWjZt9OmkI%2Fs400%2Fregina%2Bduarte%2B1.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
 
Regina Duarte
Atriz brasileira
Biografia de Regina Duarte:
 
Regina Duarte 5-2-(1947) é atriz brasileira, uma das carreiras mais bem-sucedidas da televisão no Brasil. É mãe da também atriz Gabriela Duarte.
Regina Blois Duarte nasceu em Franca e passou a adolescência em Campinas. Aos 14 anos, foi influenciada por um professor de balé que percebeu em seu rosto feições de modelo.
Em 1966, mudou-se para São Paulo e foi convidada por Walter Avancini para atuar na novela “A Deusa Vencida” da TV Excelsior. Em 1969, entrou para a Rede Globo de Televisão. Na novela “Minha Doce Namorada” ficou conhecida como “a namoradinha do Brasil”, época em que contracenou com o ator Cláudio Marzo.
O grande marco em sua carreira foi a novela “Selva de Pedra” em 1972, quando interpretou o personagem Simone no par romântico com Francisco Cuoco.
Em 1977, atuou no teatro na época que engravidou, fazendo o papel de uma prostituta na peça “Réveillon”. Voltando aos trabalhos na televisão, encarnou o personagem Malu na série “Malu Mulher”, de 1979. A série foi uma revolução na televisão, pois discutia problemas referentes à liberdade da mulher de maneira aberta, embora ainda estivesse em vigor a ditadura militar no Brasil.
Na novela “Roque Santeiro" (1985), viveu a extravagante e cafona “Porcina”, considerada a personagem de maior repercussão já feito pela atriz, e teve uma das maiores audiências da história da televisão brasileira. No fim dos anos 90, contracenou com a filha Gabriela Duarte na novela “Por Amor” e na minissérie “Chiquinha Gonzaga”.
Regina Duarte também tem currículo razoável em cinema, atuou em 14 filmes. Recebeu o prêmio de melhor atriz da APCA pela atuação na novela "Roque Santeiro" em 1985 e pelo conjunto da obra no Programa Domingão do Faustão, em 2010.