proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-CoDFTADOhec%2FUrSBf5btSnI%2FAAAAAAAATPk%2FFEIwk_TR5Uw%2Fs400%2FSusana-Vieira-27-03-2013-Foto-Alex-Furquim-4.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
 
Susana Vieira
Atriz brasileira - Biografia de Susana Vieira:
 
Susana Vieira (1939) é uma atriz brasileira com grande participação nas novelas da Tv Globo no Brasil.
Sônia Maria Vieira Gonçalves nasceu em São Paulo. É filha de pai militar e mãe funcionária do consulado brasileiro. Teve educação e cultura cosmopolita, vivendo em países como Argentina, Uruguai e Inglaterra.
Começou a carreira artística na dança e no teatro. Participou de programas na Tv Tupi como dançarina e atriz. Já casada com o diretor de televisão Régis Cardoso, fez vários programas de teleteatro na Tv Tupi como dançarina.
Nos anos 60, Susana Vieira começou a atuar em várias novelas: “Almas de Pedra” e “As Minas de Prata” pela Tv Excelsior. Na Tv Tupi, trabalhou na novela “Estrelas do Chão”.
Em 1970 foi contratada pela Tv Globo, onde ficaria por muitos anos e interpretaria seus melhores personagens. Novelas que atuou: “O Espigão” (melhor atriz pela APCA, em 1975), “Escalada" (em 1976, seu primeiro trabalho como protagonista), “Anjo Mau” (1976), nesta última, fez grande sucesso com a personagem Nice.
Nos anos 80, o maior destaque foi interpretando a personagem Marta na novela “Bambolê”. Nos anos 90, Susana Vieira desempenhou papéis de destaque com maior frequência que anos anteriores em novelas das 20 horas, como “Próxima Vítima” (1995) e “Por Amor” (1997). Nesta última novela, encarnou a vilã Branca Letícia.
Na novela “Mulheres Apaixonadas” (2003), fez sucesso com o personagem Lorena, que vivia um relacionamento com um rapaz mais jovem. Em “Senhora do Destino” (2005), protagonizou a carismática Maria do Carmo.
Susana Viera fez carreira com grande sucesso também no teatro, no qual, podemos citar a peça “A Partilha”, escrita por Miguel Falabella, que ficou em cartaz durante 7 anos.
Em 2011, recebeu homenagens pelos 50 anos de atuação profissional com o prêmio "Quem" e através de programas da Rede Globo, como o Domingão do Faustão.
Informações biográficas de Susana Vieira:
 
Idade: 74 anos
 
Data do Nascimento: 23/08/1939