Ser Macho é questão de Genética.
Ser Homem é questão
de Atitude e Caráter.

 
 
     Vivemos em uma época onde conceitos tradicionais já não cabem em nosso vocabulário. A modernidade nos apresenta, a todo instante, novos conceitos, novos olhares. Nesse contexto, o que seria "Um homem"?
 
  Homem e macho já foram sinônimos. Ambos eram resultado da natureza. Com as transformações ocorridas ao longo das civilizações este conceito foi sendo alterado. O macho continua fruto da natureza. O homem não.  


     Sem consultar nenhum dicionário ouso pensar/dizer que o homem não se define biologicamente. Ele não é fruto da natureza, nem da força física. Ou virilidade. Creio que o homem, assim como a mulher, se constrói diariamente através de suas escolhas, princípios e valores.
 

        A verdadeira força de um homem está em vencer a si mesmo, resistir aos impulsos machistas impostos ao longo de toda civilização patriarcal e deixar fluir a força interior, que para tudo e em tudo vale mais que a força brutal.
 

     O homem não precisa dizer palavrão no trânsito, gritar para mostrar que tem razão, “pegar” mil mulheres, participar de rachas ou andar armado para mostrar que é o tal.  O homem que se conhece e reconhece seu o próprio valor não precisa de nada além de ser ele mesmo para mostrar que é homem, aliás, ele não precisa provar nada a ninguém.
 

     Um homem de verdade exercita a sexualidade com responsabilidade e jamais tentará comprovar sua masculinidade em razão do alarde da quantidade de mulheres “que pegou”.  Um homem de verdade não bate em mulher! Não usa força física, nem verbal, para intimidar ou ferir seus semelhantes.  
 

     Homem é aquele que sabe conviver com seus semelhantes de maneira saudável, priorizando o respeito, o afeto e a ética,  assegurando, a qualquer tempo, recomeços e despedidas sem traumas e sem ressentimentos. Que resiste aos resquícios de todos os estigmas ultrapassados demonstrando respeito pela vida humana em quaisquer de suas manifestações.
 

        É aquele que reconhece a diferença entre ser homem e ser macho e sabe extrair o melhor da essência do ser humano!
 
 
FELIZ DIA DO HOMEM A TODOS OS MEUS LEITORES.
 
Foto: Arquivo pessoal. O homem mais amado do momento - Meu Neto Michell Henrique.
Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 15/07/2014
Reeditado em 06/09/2018
Código do texto: T4882833
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.