Chaves (Parte 2 "O Chaves")

Interpretado por: Roberto Goméz Bolaños.

Chaves é o personagem principal que dá nome ao seriado. Um garoto pobre, órfão e muito atrapalhado, sempre com as mesmas roupas velhas e apertadas e que sempre entra no seu famoso barril para se esconder. Ao contrário do que todos pensam, ele não mora no barril e seu nome não é Chaves. Ele mora na casa número 8 e seu verdadeiro nome é um mistério, pois sempre que perguntam seu nome, outra pessoa aparece e interrompe a conversa.

Frases: "Isso, isso, isso!" - "Foi sem querer querendo!" - "Ninguém tem paciência comigo!" - "É que me escapuliu!" - "Zas, zas e zas...

O Chaves é chamado por todos os moradores da vila apenas pela palavra "chavo", que é uma gíria que no México significa "menino", "garoto" ou "moleque". Essa palavra também pode ser usada no feminino, como "chava", para se referir a uma menina. Mas como no Brasil esse termo não existia, e o nome "Chavo" soaria estranho na dublagem em português, o personagem ganhou o nome de "Chaves" na dublagem brasileira. Na série original os moradores da vila sempre chamam o Chaves de "el Chavo" e nunca dizem o seu verdadeiro nome. Por isso, em várias cenas, quando o Quico ou a Chiquinha perguntam qual é o nome do Chaves, a resposta dele sempre é interrompida por outra pessoa que aparece falando ao mesmo tempo.

Na dublagem em português, essas cenas perdem um pouco do sentido, devido à existência do nome do Chaves. Na canção "Que Bonita Vecindad" (mais tarde traduzida como "Que Bonita Sua Roupa") tem um verso em que o Chaves faz suspense quando vai dizer o seu nome, mas acaba não dizendo: "Mi nombre es… el Chavo / Toda mi ropa es un auténtico remiendo". O verso foi adaptado como "Eu sou o famoso Chaves / Todos dizem que minha roupa é remendada".

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 24/07/2014
Código do texto: T4894932
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.