BARACK OBAMA
278_273-obama.jpg
53 ANOS
PRESIDENTE DOS EUA 
04-08-1961 - HONOLULU - HAVAÍ
LEÃO

 









Barack Obama (1961) é político norte americano. O 44º presidente dos Estados Unidos. Começou a governar o país em 2009, para um mandato de quatro anos. Eleito pelo Partido Democrata, foi o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos. Em 7 de novembro de 2012, foi reeleito com 61 milhões de votos.
Barack Obama (1961) nasceu em Honolulu, Havaí, no dia 4 de agosto de 1961. Filho de Barack Obama, economista queniano e de Ann Dunham, antropóloga americana. O casal separou-se quando Obama tinha cinco anos de idade. Seu pai voltou para o Quênia. Sua mãe casou com o indonésio Lolo Soetoro. A família mudou-se para a Indonésia, onde Obama estudou até os 10 anos de idade, quando retornou para Honolulu, indo morar com seus avós maternos. Estudou na Punahou School, até concluir o secundário em 1979.
Obama vai morar em Los Angeles e ingressa no Occidental College. Em 1981 muda-se para Nova Iorque e estuda na Universidade de Columbia. No ano seguinte seu pai falece. Forma-se em Ciência Política na Universidade de Columbia. Em 1988 ingressa em Harvard. No ano seguinte foi escolhido como editor da revista Havard Law Review, o primeiro afro-americano nessa posição. Em 1991 obtém o título de doutor em Direito.
Lecionou Direito Constitucional na Escola de Chicago durante 12 anos. Atuou em organizações sociais, foi fundador da organização sem fins lucrativos Public Allies e da Fundação Woods of the Chicago. Foi defensor de causas dos direitos civis. Entre 1993 e 1996, atuou como advogado da Davis, Miner, Barnhill & Galland.
Barack Obama foi eleito senador no Estado de Illinois, em 1996. Em 2004 foi eleito senador dos Estados Unidos. No dia 10 de fevereiro de 2007, entra na campanha para a presidência dos Estados Unidos. No dia 3 de janeiro de 2008 ganha a primeira eleição contra Hillary Clinton e John Edwards. Na segunda eleição, Hilary vence. Durante vários meses de disputa, Obama vence como canidato dos democratas, para as eleições de 4 de novembro de 2008, disputando com John McCain, candidato dos Republicanos. No dia 4 de novembro de 2008, Barack Obama foi eleito presidente dos Estados Unidos, com 69,4 milhões de votos.
Em 2009 recebeu o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços para reforçar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos. Em maio de 2011, comunicou ao mundo que Bin Ladem, líder da Al-Qaeda estava morto.
Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos, no dia 7 de novembro de 2012, com 61 milhões de votos, apenas 3 milhões a mais que seu adversário o republicano Mitt Romney.