Chaves (Parte 3 "O Quico")

Interpretado por: Carlos Villagrán Eslavan.

É um garoto bobo, mimado e bochechudo. Tem nove anos de idade e é o melhor amigo do Chaves. Mora na casa número 14 com sua mãe, Dona Florinda. Está sempre esperando por sua bola quadrada.

Frases: "Cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa louco!" / "Gentalha, Gentalha, pruuuuuf!" / "Você Não vai com a minha cara?" / "Você quer? Então compra!" / "Mamãe!" / "Da parte de quem?" / "Que coisa, não?"

Apelidos: bochechas de mamão macho, bochechas de bulldog belho, mocorongo almofadinha e etc...

Você não vai com a minha cara?", "Gentalha, gentalha", "Cale-se, cale-se, cale-se, que me deixa louco", "Você quer? Então compra!", "O que será que ele quis dizer?", "Da parte de quem?", "Por isso eu digo que sim"

Filho da Dona Florinda, Quico tem um Q.I. bem baixo, mas seus dotes financeiros são os mais altos da vila. Quico tem um monte de brinquedos, o seu preferido é a enorme bola daquelas típicas de parque de diversões, com a qual ele joga basquete, futebol e qualquer outra coisa. É comum vê-lo saindo de sua casa com uma versão avançada de um brinquedo que o Chaves esteja usando - por exemplo, quando Chaves brinca todo contente com sua bola de tênis toda suja e maltratada, surge Quico trazendo nas mãos uma enorme bola colorida. Seu terninho de marinheiro é sempre limpo e bem asseado, e por isso ele não gosta de brincadeira que exijam muita movimentação, para que não suje sua roupinha. Seu terninho é uma homenagem ao pai, comandante da Marinha morto ao ser devorado por um tubarão em alto mar. Sempre que o professor vem visitar Dona Florinda, Quico espera que ele traga a tão esperada bola quadrada. Suas grande bochechas são alvo de piadas de todos, em especial de Chaves e Chiquinha. Quico é sempre protegido pela sua mãe, que bate no Seu Madruga quando ele dá no Quico seus famosos beliscões.

Nascido em 12 de janeiro de 1944, Carlos teve uma infância pobre. Antes de se tornar ator foi fotógrafo de um jornal mexicano, trabalhava com esportes. Seu sonho era ser comediante ou jogador de futebol.

Carlos também é conhecido no México como Pirolo, pois antes de atuar em El Chavo del Ocho, tinha um personagem com esse nome em um circo. Certa vez, em uma apresentação, foi visto por Rubén Aguirre (Professor Girafales) que ficou encantado com o seu talento e o indicou à Roberto Gómez Bolaños. Carlos Villagrán deixou a fotografia aos 23 anos e começou a viver Quico no seriado El Chavo del Ocho, sendo que já interpretava o personagem também em circos e teatro.

No ano de 1978, Carlos Villagrán deixou o elenco do seriado. Devido à imposição de Roberto Bolaños, Carlos foi impedido de atuar com seu personagem no México, forçando sua ida para a Venezuela. Lá, fez o programa Federrico, decidiu retornar ao México, onde fez o programa ¡Ah que Kiko!. Carlos ainda protagonizou um programa no Chile chamado O Circo de Monsieur Cachetón.

No final dos anos 80 decidiu parar de fazer televisão.

Nos anos 90, se dedicou a viajar pela América Latina com um circo, fazendo apresentações em diversos países da América do Sul e América Central. No Brasil, o ator fez shows entre 1996 e 1997 em diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Em 2013, em uma turnê pelo Brasil anunciou sua aposentadoria, aos 69 anos. O último show de sua carreira foi no dia 11 de Maio, em um circo no Rio de Janeiro. Sua turnê de despedida ainda passou por Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo, Recife e Campos dos Goytacazes. Atualmente, mora em Guadalajara, no México, com sua atual esposa. Carlos tem seis filhos de outro casamento.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 25/07/2014
Reeditado em 28/07/2014
Código do texto: T4896320
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.