Chaves (Parte 4 "Dona Florinda")

Dona Florinda

É uma mulher arrogante que diz ser da alta sociedade, mas é tão pobre quanto seus vizinhos. Vive da pensão do seu falecido marido, Frederico, que descansa em pança (como diria o Quico). Está sempre atrás do pobre Seu Madruga, sempre o acusando injustamente de bater em seu filho Quico. Sempre usa bobs na cabeça e um avental, tirando-os apenas em ocasiões especiais.

Frases: "Vamos tesouro e não se misture com esta gentalha!".

Apelidos: Velha carcomida, velha coroca, lombriga anêmica, monstro do espaço, vela derretida...

Atriz que interpreta: Florinda Meza

Onde mora: Casa nº 14, com seu filho, Quico

Nome verdadeiro: Florinda Corcuera Vidialpango Viúva de Matalazcayno

Bordões: "Vamos tesouro, não se misture com essa gentalha", "E da próxima vez, vá beliscar a sua avó"

Características: Uma mulher madura, envelhecida pelo tempo, viúva de um comandante da Marinha e mãe do Quico. Dona Florinda é uma mulher que crê que ainda vive numa situação de riqueza por ser a que tem os melhores dotes financeiros da vila, quando na verdade a situação não está tão boa assim. Mas ela mantém a pose e a honra e promete que um dia ainda se muda da vila, pra ficar bem longe da gentalha. Sua grosseria e mal-humor lhe renderam o apelido de velha coroca, ou ainda velha carcumida. Dona Florinda reclama de tudo: da preguiça e vagabundice de Seu Madruga, da sujeira no pátio, da bagunça das crianças. Ríspida e brutalhona, sempre estapeia o Seu Madruga ao ver seu filho Quico chorar, sem nem sequer perguntar se ele teve ou não culpa na história. E Quico é seu mimo, seu xodó, ela o protege de tudo e de qualquer coisa. Mesmo apertada, ela cria o garoto a pão-de-ló. Mas a amante da ordem, da limpeza e da disciplina se derrete e seu mau gênio se transforma em doçura e encanto quando ela se depara com o Professor Girafales, que sempre lhe traz uma ramo de flores, e é recebido com uma xícara de café.

Nasceu em 8 de fevereiro de 1948, em Juchipila - México.

Quando pequena seus pais se separaram e a deixaram aos cuidados dos avós, que logo faleceram deixando Florinda e seus irmãos à deriva. Desta maneira seu carater se fortaleceu e forjou sua personalidade firme e decidida.

Em sua juventude, sua vocação artística a levou a estudar arte dramática na ANDA (Asociación Nacional de Actores). Trabalhou como atriz de comerciais para televisão e teve diversos outros trabalhos, como o de secretária para pagar seus estudos.

Sua evidente capacidade a fez integrar a exitosa equipe de Roberto Gómez Bolaños no ano de 1969. Foi ele quem a descobriu quando ela atuava em "sketches". Assim Chespirito a convidou para fazer parte do programa "Los super genios de la mesa cuadrada".

Florinda Meza primeiro trabalhou para a TV TIM (Television Independiente de México), porém essa emissora se fundiu com a Televisa em 1973 e Florinda Meza se integrou junto a nova emissora com os outros atores.

Desde então se converteu na estrela feminina da série "Chespirito", realizando diversas caracterizações como Dona Florinda, Chimoltrufia, Popis, Rosa a Rumorosa e etc. Aí começou a florecer seu talento literário no qual se precebe em várias adaptações de capítulos de "Chespirito" onde formalmente adquire o oficio de escritora.

Na relação profissional surge um laço amoroso entre Roberto Gómez Bolanõs (Chaves) e Florinda Meza (Dona Florinda). Casaram-se em 2005 após mais de 30 anos juntos.

Dado o enorme sucesso de sua personagem "Chimoltrufia", Florinda Meza lançou sua própria revista semanal baseada nesse personagem alcançando grande êxito editorial.

Hoje em dia vive no México, sempre ao lado de Roberto Gómez Bolaños.

É atriz, escritora e diretora; foi autora de várias novelas, entre elas: "La Dueña", "Milagro y magia" e "Alguma vez tendremos alas".

Produziu junto com seu marido a obra de teatro "11 y 12" onde ambos atuaram.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 26/07/2014
Código do texto: T4897300
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.