Renato Cosme Vieira de Barros (Rio de Janeiro, 27 de setembro de 1943), conhecido por Renato Barros, é um músico brasileiro.
Foi vocalista e fundador do grupo musical Renato e Seus Blue Caps.
Renato Barros, 
lenda do pop brasileiro, 
com Autoramas no APR 2014
Publicado em 27/01/2014, Às 21:04
renato Barros
Uma das atrações já confirmada da noite pop do Abril pro Rock 2014, é uma subestimada lenda do rock nacional, cultuado mais entre os músicos, do que pela geração cabeça. Claro, adorado por uma multidão que tem a música de sua banda como trilha sonora de uma vida inteira. O nome do homem: Renato Barros, carioca da piedade, que completou gloriosos 70 anos em 2013. Ele se apresenta no APR com o grupo Autoramas.
Desde 1961, o Renato e seus Blue Caps cruza o Brasil de Norte a Sul, Leste a Oeste. Segue rigorosamente a máxima de Milton Nascimento: o artista tem que ir onde o povo está. De certa forma, Renato lembra uma lenda do rock americano, John Fogerty, do Credence Clearwater Revival esnobado pelos intelectuais, mas ídolo entre os músicos.
Os dezenas de hits a Renato e seus Blue Caps, em grande parte, frequentam a memória afetiva de milhões de brasileiros. “Ah, deixe esta boneca/faça-me o favor/deixe isto tudo/e vem brincar de amor”, de Menina linda (versão de I should have known better, de Lennon & McCartney), versos que hoje, o politicamente correto, olharia com suspeitas, foi escrito às pressas para uma apresentação no programa de Carlos Imperial:
“Ele me me entregou o compacto dos Beatles, que eu nem sabia direito quem eram, e mandou fazer a versão de I should have known better. Da letra, eu só sabia o começo, ‘close your eyes’, feche os olhos. Fiz com o que veio à cabeça. Aprendemos a música de noite, e tocamos no dia seguinte na TV”, conta Renato.
Com Roberto Carlos, o grupo Renato e seus Blue Caps foi o maior vendedor de discos da CBS durante a Jovem Guarda. Renato Barros ia além da função de vocalista e guitarrista da banda. Era compositor, produtor, e o mais requisitado músico de estúdio da gravadora.
Renato com os Blue Caps tocam em quase todos os discos de Roberto Carlos nos anos 60 (e de muita gente da época). Seu talento na guitarra precisava ser mais explorado, ou mostrado. Ele aprendeu ouvindo dois dos guitarristas mais importantes da história do instrumento no rock and roll: Scotty Moore e James Burton (ambos da banda de Elvis Presley, em fases diferentes)
Este último conheceu pessoalmente em Las Vegas, em 1972: ‘Encontrei com ele numa loja de instrumentos. Assistimos ao show de Elvis, e depois fomos ao camarim para falar com James. Ele queria levar a gente para conhecer Elvis, mas estava muito tumultuado depois do show”.
Renato Barros poderia ter feito o que fez o recém-falecido Marcio Antonucci ,dos Vips: tornar-se apenas produtor de discos, trabalhar numa grande rede de TV, ou ter chegado a executivo de gravadora, como  alguns colegas da Jovem Guarda. Preferiu os palcos, os bailes da vida . Esta a vida que pediu a Deus .
Confiram Renato e seus Blue Caps em Não quero ver você chorar (do filme Na onda do iê-iê-iê, 1966).

proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-asM3GO4Qk6M%2FU97n1WOshUI%2FAAAAAAAAVXA%2Fbdynr5CzLQQ%2Fs1600%2FBilly%25252520-%25252520Renato%25252520Barros%25252520Rio%25252520Janeiro.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Nota do autor: Tive a honra e a felicidade de conhecer Renato Barros, foi a 30 anos atrás, quando Antonio Luiz (autor do Tic-Tic Nervoso), fora convidado pelo Renato para comporem algumas músicas. Renato nos recebeu em sua residencia, e foi uma tarde maravilhosa, eu e Antonio Luiz ficamos encantados com a simpatia e simplicidade de Renato, jamais esqueceremos desse mestre. (billy brasil)