A FORMATURA DA SUPERAÇÃO

Esta história termina no dia 23 de Julho de 2014, na Av. dos Presidentes, nº 573, primeiro piso, apto. 22 - La Habana - Cuba.
Neste endereço residiu, nos últimos anos, uma jovem brasileira que decidiu partir sozinha em busca de sua mais importante conquista, a realização do sonho de ser médica. Sonho acalentado desde os tenros anos de sua precoce juventude.
Após longos – quase infindáveis, 77 meses, chega ao fim sua árdua e incansável, porém vitoriosa, caminhada. E nesta tortuosa estrada teve que transpor inúmeros obstáculos, superar medos e angústias sem esmorecer e nem vacilar.
Talentosa e perseverante enfrentou todas as adversidades, todas as intempéries com muita coragem e confiança.
Desde o dia da decisiva partida até o dia da prova final, mesclando sorrisos e lágrimas, esta jovem passou pelas mais duras provações. Os primeiros meses foram tempos de amargura e desespero. Viu-se num país distante e estranho, longe de tudo e de todos e onde as condições de sobrevivência eram desvaforáveis.
Língua, pessoas, costumes, habitação, alimentação e leis totalmente diferentes. Tendo que aprender tudo e assimilar novos conhecimentos. Tendo que conviver com jovens de 24 países, sendo que as limitações, carências e necessidades eram semelhantes.
A distância lhe sufocava a saudade. Telefone, Correio, internet...tudo muito precário e demorado.
Longe, muito longe do seu país, de sua família e de amigos; do conforto do seu lar e dos seus objetos pessoais; dos fins de semana com a galera querida e das tecnologias que tinha nas mãos.
Ah, sentia falta de tantas coisas mais: o banho quente, o secador de cabelos, as unhas pintadas, a cama aconchegante e os abraços afetuosos da mãe, do pai, dos avós... ai, como tudo isto dói neste jovem coraçãozinho.
Quantas vezes pensou em desistir. Largar tudo e voltar pra casa. Momentos tensos, o que fazer? E o tão sonhado ideal? “Não! Não posso fraquejar. Não terei outra oportunidade.”
Dedico-lhe estes versos em homenagem à sua garra e superação:
“Somos soldados da nossa própria história e nos tornamos heróis de nós mesmos. Só nós nos vemos refletidos no pequeno espelho da Vida, tamanho 3x4. Só nós vivemos e sabemos quem somos e o que queremos. Todos os momentos que passamos estão gravados em nossas mentes e os mais emocionantes, os mais marcantes, estão eternizados em nossos corações.”
Você passou por tantas transformações que te serviram de experiências. Adquiriu vastos conhecimentos que enriquecerão sua missão.
Minha doce menina Guerreira, você venceu!
Dedico-lhe estes pensamentos:
“Tudo vale a pena se a alma não for pequena” (Fernando Pessoa)
“O mundo judia, mas também ensina” (verso sertanejo – Belmonte e Goiá))
“Do rio que tudo arrasta diz-se que é violento, mas, ninguém diz violentas as margens que o oprimem” (Bertold Brecht)
“Hasta la Victória, Siempre!” (Che Guevara)
Parabéns, Dra. Nathália!
Saúde e Sucesso, Sempre!