HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS

HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS

Nas lições da vida temos muito que aprender, principalmente nas experiências adquiridas onde renasce o esplendor de sementes a sementes. Com a fraternidade nós regamos o saber que no somatório das experiências nasce e cresce com o sabor do conhecimento adquirido. O que somos hoje devemos aos nossos pais. Os pais não são construtores da vida, porém os mediadores dela, plasmando sob a divina diretriz do Senhor. Os pais humanos são os primeiros mentores da criatura. De sua missão amorosa, decorre a organização do ambiente justo. Os pais da Terra não são criadores, são zeladores das almas, que Deus lhes confia no sagrado instituto da família. Ser pai é ser colaborador efetivo de Deus, na criação, por isso os pais são os primeiros professores. São mensageiros da instituição divina.

A designação Pai vem de uma derivação latina pater, que designa originalmente toda pessoa que dá origem a outro ser. O Direito Romano, base de nosso ordenamento civil, conferia ao pai o título de paterfamílias, o cidadão romano chefe de família. Já definiam os romanos que “is est pater quem justae nuptiae demonstrant” (o pai legítimo é aquele que o matrimônio como tal indica). E nesta condição, todos os seus descendentes a ele se vinculavam sem poder de oposição, onde se incluía a própria esposa. Ser pai é subir com uma rapidez tremenda, subir muito alto, desejando saber que asas serão bastante fortes para transportá-los às deliciosas regiões de valiosos sonhos.

Para alcançarmos esse objetivo a escala da felicidade está a nossa disposição. Não basta ser pai, pois a relevância, as ações luzidias, judiciosas com louçãs fazem de esse ser humano, trabalhador, digno sem estereótipos trilhar a ascensão da vida, através do suor de seu rosto, da valorização da vida, mas sempre com o olhar firme nos seus rebentos para que inserções deletérias não alcancem o único tesouro que possui na vida, os seus filhos amados. Ser pai é ser herói, protegendo o espaço sagrado de seu templo-família, cultivando no coração dos filhos o germe da harmonia. Ser pai é ser fonte de vida, inaugurando nossa história com gestos de amor, renovando perenemente a herança da criação.

Ser pai é ser poeta, declamando com carinho os versos de sua vivência, para cultivar e enobrecer os projetos de nossa existência. Onde estiver nossos pais devemos dizer Te amamos. Ser pai é ser companheiro, construindo no ninho familiar a grandeza dos filhos, para alicerçar valores que edificam a sociedade. Ser pai é ser jardineiro, plantando raízes de virtudes com mãos delicadas, para que o lar seja - sementeira de luz e de verdade. Ressalte-se que uma palavra dirigida a um filho tinha que ser respondida com a mesma fidalguia e gentileza.

O pai que ama seus filhos ao sentir que eles estão enfrentando problemas num tom forte diz: Confiem meus filhos em vós mesmos e dê novos rumos as suas vidas. “O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de quatro mil anos”. Um jovem chamado Elmesu Moldou esculpiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. Já na terrinha, o querido Brasil, o dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de Agosto. O Pai projeta uma imagem que o filho espelhará por toda a vida e será sempre um exemplo, do que é certo e nunca será fugaz. Ser Pai não se aprende nos livros. Ser Pai não é teoria, é prática. É presença na vida e lembrança na morte. É exemplo a se seguir, é experiência... Parabéns a todos os pais do Ceará, do Brasil e do mundo.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI-JORNALISTA

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 12/08/2014
Código do texto: T4919897
Classificação de conteúdo: seguro