Você já ouviu falar de Rui Barbosa, o Águia de Haia?
     Rui foi um jurista, político, diplomata, filólogo, escritor baiano nascido em Salvador em 1849. Foi um dos intelectuais mais brilhantes de sua época.
ruibarbosa_foto1.jpg
     Pois é, pesquisando, lendo entrelinhas, roendo coisas novas e antigas, me encontrei com esse trecho do sábio Rui, com perdão da intimidade, que transcrevo agora:

"Muitos professores maltratam um tempo precioso ditando lições, e fazendo-as aprender maquinalmente, de cor. Outros, pelo contrário, deleitam-se, discorrendo em belo fraseado, sem dar fé de que não os acompanha a atenção dos alunos. Muitos prodigalizam princípios gerais, definições, distinções, e se enfastiam da ciência, como de coisa que não tem relação com a vida. No meio de tudo, raros exercícios, para obrigar o discípulo a refletir e abrir caminho a si mesmo. Não se sabe partir dos fatos simples, vulgares, que tanto mais incitam a curiosidade e o espírito de observação; prefere se impor ao entendimento uma ciência de algibeira, pedantesca, dogmática, como no tempo em que o que acima de tudo importava era formar homens incapazes de pensar."
     
     Tudo bem, o que o texto diz não é nenhuma novidade pra nós, mas - pasmem - ele foi escrito por Rui Barbosa num livro chamado Erros graves no ensino, editado em 1882 ! É isso mesmo... 1882 !
     
     Fiquei ao mesmo tempo feliz por alguém pensar a educação brasileira desde aquela época e muito triste por ser professor e não ter conseguido mudar muita coisa desde então...