Nova semana,..., NAMASTÊ geral! (EC)

Sintomático, foi a palavra que encontrei para melhor definir o tema de nosso desafio desta quinzena.

Já demanda algum tempo que uma prezadíssima Amiga que angariei aqui pelo RL, ao finalizar comentários que faz nas visitas com que sempre me honra, ‘lasca’ um NAMASTÊ!

Confesso que no inicio fiquei até um pouco acabrunhado por não saber o que significava tal despedida!

Porém, como costumo dizer, com o advento da moderna tecnologia internáutica que nos é disponibilizada hoje em dia, não há nada que não possamos saber, a menos que não recorramos, por exemplo, como diz um meu Grande Mestre, ao Doutor Google!

E assim procedi, obtendo como resposta: “Namastê é um cumprimento ou saudação utilizada no Sul da Ásia. Utiliza-se na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação e faz-se um gesto com as mãos dobradas, sem ser necessário falar algo.

Namastê é o cumprimento em sânscrito que literalmente significa “curvo-me perante ti” e é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro. O gesto expressa um grande sentimento de respeito, invoca a percepção de que todos os indivíduos compartilham da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo, portanto o termo e a ação possuem uma força pacificadora muito intensa.

Namastê também é muito utilizado na ioga, é algo que se diz ao instrutor, para demonstrar que o praticante é um criado, e o gesto significa “curvo-me perante ti”, e o próprio termo significa “fazer uma saudação”.

Como saudação, namastê pode ser dito com as mãos juntas em frente ao tórax e com uma ligeira curvatura, para indicar profundo respeito, pode-se colocar as mãos em frente à testa, e no caso de reverência a um deus ou santidade, coloca-se a mão completamente acima da cabeça.

Em algumas partes da Índia (por exemplo, a área onde se fala a língua punjabe), namastê é usado não somente para cumprimentar Hindus mas para todo mundo e "Namastê é aceito em todas as religiões.”.

Obviamente, tal definição pode não ser a que melhor defina o real significado da palavra em questão, no entanto, para saciar o meu desconhecimento, foi a que de imediato me satisfez.

A partir do meu ‘pseudo’ conhecimento da saudação, passei desde então, para minha Queridíssima jovem ‘piá’ MESTRA poetisa/escritora Gente do Bem Suzana Heemann, finalizar meus comentários em seus irrepreensíveis textos, sempre que a visito, aliando aos meus Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente, mais esta indelével saudação!

Então, neste texto, nada melhor do que ensejar a todos que me dão a honra de por aqui estar...

Tudo de bom SEMPRE, fiquem com Deus SEMPRE e,..., até de repente! Namastê...

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Namastê

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/namaste.htm