CELSO DONATO

CELSO DONATO

O Celso foi nosso Gerente Regional da MINASCAIXA, na Gerência Regional de Ubá - GR VIII.

De sólida cultura, desempenhava suas funções com brilhantismo. Era muito meu amigo e depositava em mim muita confiança. Quando vinha a Calambau, sempre trazia um gerente da região em sua companhia. Nessas ocasiões, o almoço era sempre em minha casa.

Certa vez ele me sondou para substituí-lo na Regional durante suas férias. Eu não aceitei porque ele tirava férias em janeiro, mês em que eu, também, tirava as minhas.

Suas reuniões com os gerentes das Agências aconteciam em Ubá, na Regional. Algumas vezes, eram realizadas nas cidades que pertenciam à Regional e passávamos o dia todo na cidade escolhida, em reunião. À noite, havia um congraçamento do pessoal da Agência local e dos gerentes visitantes com os empresários, comerciantes, líderes políticos e autoridades locais. Esse congraçamento era patrocinado pela Agência visitada produzindo bons resultados para a Agência pois, a partir daí, novas contas seriam abertas na Caixa.

Certa vez, em Rio Pomba, fomos orientados pelo Celso a, durante a recepção, nos infiltrarmos entre os grupos políticos que, provavelmente, ficariam separados. Eram dois grupos: o do ex-Deputado Último de Carvalho - Deputado Federal, e do Maurício Campos, ex-Prefeito de Belo Horizonte. Eu disse ao Celso que gostaria de ficar com o grupo do Último de Carvalho que eu já conhecia por ser amigo do ex- Deputado Federal Padre Pedro Maciel Vidigal, meu tio, e , também, porque o Último já havia sido votado em Calambau. O Celso não concordou e me colocou no grupo do Maurício Campos. A recepção correu muito bem, mas com os dois grupos separados...

Nessa época o Altivo, ex-gerente de Ubá, era secretário da Regional. Certa vez, o Celso pediu-lhe que enviasse aos gerentes uma correspondência reafirmando a necessidade de levarem, na próxima reunião, os pedidos solicitados anteriormente. Só que, na correspondência, o Altivo se esqueceu de colocar o primeiro “d “ da palavra pedidos.

No dia da reunião, como de costume, o Job, de Senador Firmino, e eu encontramos com o Jacinto, de Paula Cândido, em Ubá. Em seguida, encontramos um outro colega nosso que, além de sua pasta, segurava uma garrafa vazia com uma rolha. Perguntamos a ele:- Uai, uma garrafa vazia... se tivesse ao menos com uma pinga... Ele, apenas, deu uma risada...Fomos os quatro para a Regional. Lá já estavam os outros colegas. Cumprimentamos a todos e o colega da garrafa falou alto:

- Olha turma! A única maneira que tive de trazer o pedido do Altivo foi nesta garrafa. Dizendo isto, ele colocou a garrafa em cima da mesa, próxima ao Celso. A partir daí, foi uma gargalhada geral !

Quando uma das reuniões com o Celso foi programada para realizar-se em Calambau, ele foi transferido para Belo Horizonte onde, posteriormente, assumiu o cargo de Diretor Financeiro.

Com o falecimento do Rui Moreira, Gerente da Agência de Visconde do Rio Branco, o Celso, estando na Diretoria da Caixa, resolveu homenagear o Rui com uma placa que seria afixada na Agência. Compareceram todos os gerentes da região e o colega Maurício Romualdo da Silva que, naquela ocasião, estava na gerência de Mariana.

Após as homenagens ao Rui, todos deveriam ir para um restaurante, se não me engano, o “Barão”, onde o empresário Mario Bouchardet, amigo do Rui, ofereceria um jantar à turma. O Celso me disse que iria comigo ao restaurante. Nós fomos os últimos a sair da Agência. Quando saímos, apareceu um rapaz que era assessor do Newton Cardoso ( então Governador de Minas) e começou a discutir com o Celso, que o respondeu à altura. Esse assessor era irmão de um sub-gerente da região e queria que o Celso intercedesse por ele junto à diretoria, para resolver um assunto de seu interesse. Como o Celso disse-lhe que não poderia atendê-lo, partiram para a discussão.

Fomos para o restaurante e o rapaz foi seguindo o meu carro. Assim que estacionei, já no Restaurante, ele parou o carro junto ao meu e, logo que o Celso saiu, o rapaz começou a agredi-lo. Saí do carro e fui separá-los. Não é que o assessor do Newton me deu uma mordida na mão, ferindo um dos meus dedos? Aí a turma veio, separou os dois, e eu fui a uma farmácia próxima fazer um curativo. Depois do ocorrido, fomos para o almoço onde o Celso fez um belo discurso enaltecendo a figura do homenageado, Gerente Rui Moreira. O Gerente da Agência de Ubá, Giovanine Silas de Carvalho, também relembrou a pessoa amiga e de grande valor que foi o Rui.

O Celso foi um dos funcionários que fez carreira na MINASCAIXA: foi Auxliar, Caixa, Gerente de Agência, Gerente Regional, e Diretor. Funcionário competente, muito cooperou para o engradecimento da Caixa, valorizando sempre os funcionários que ele comandava.

Após a liquidação da MINASCAIXA, que foi um ato covarde e insensato do governador da época, não tivemos mais contato com o Celso e demais regionais.

Ainda encontramos com alguns ex-colegas e, nessas ocasiões, sempre relembramos os momentos alegres da convivência da família MINASCAIXA.

**************

Murilo Vidigal Carneiro

Calambau /dezembro/2013

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 27/09/2014
Código do texto: T4978334
Classificação de conteúdo: seguro