À AUSÊNCIA DO MEU QUERIDO MESTRE

em sincera homenagem

HOJE É DIA DO PROFESSOR, O VERDADEIRO HERÓI CONSTRUTOR DUMA SOCIEDADE LIVRE.

MAS AOS POUCOS, NÃO TÃO IMPERCEPTIVELMENTE QUANTO NOS POSSA PARECER, SEGUIMOS DE VISEIRAS A PERDER NOSSAS PÉROLAS DO PROFESSORADO, A CADA VEZ MAIS ESVAZIAR NOSSA PERSPECTIVA DE FUTURO..

PROFESSORES VÃO DESISTINDO SIMPLESMENTE PORQUE NOSSA INVERTIDA SOCIEDADE DE VALORES JÁ NÃO OS ACOLHE, SEQUER COM CONDIÇÕES DE MANTÊ-LOS COM SEGURANÇA DENTRO DAS SALAS DE AULA.

AOS POUCOS PROFESSORES SE VÃO AUSENTANDO PELA DOENÇA DO TRABALHO, PELA PRESSÃO E VIOLÊNCIA DO MEIO, PELA DEPRESSÃO, PELO PÂNICO, PELO DESESTÍMULO ASSUSTADOR, PELA FALTA DE RESPEITO, PELA FALTA DE AUTORIDADE, PELOS PROVENTOS QUE, NÃO RARAS VEZES, SEQUER LHES GARANTEM UMA VIDA DIGNA.

TODAVIA, NOSSA MUDANÇA SOCIAL, AQUELA CUJO DESEJO RECENTEMENTE FOI PARA AS RUAS E QUE TANTO HOJE SE COMENTA EM ÉPOCA DE ELEIÇÕES, NÃO SE FARÁ DA NOITE PARA O DIA COM ESSA OU AQUELA LEGENDA, DISCURSOS BONITOS, APRESENTAÇÕES DE NÚMEROS INFINDÁVEIS, DISCUSSÕES VAZIAS LONGE DA NOSSA COMPREENSÃO DE CIDADÃOS, OU COM RESPOSTAS "MARQUETADAS" ÀS TANTAS PERGUNTAS QUE NOS URGEM.

NOSSA VERDADEIRA MUDANÇA SOCIAL...INFELIZMENTE DEMANDARÁ POR TEMPO, MUITO TEMPO, AINDA QUE NOS APAREÇAM AS SOLUÇÕES..QUE NOS PAREÇAM IMEDIATAS.

DEMANDAREMOS POR TEMPO PARA REORGANIZAR TODA A DESCONTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO OCORRIDA NO NOSSO PAÍS DOS ÚLTMOS TEMPOS, OXALÁ NÃO TENHA SIDO PROPOSITAL.

NINGUÉM FAZ MÁGICA SOCIAL.É PRECISO INVESTIMENTO SÉRIO PARA SE MUDAR NO ÂMAGO DAS NECESSIDADES.

A RECONSTRUÇÃO QUE COMEÇA COM VONTADE POLÍTICA VERDADEIRA, COM VALORIZAÇÃO DO SABER E DE QUEM O PROPAGA ÀS GERAÇÕES FUTURAS.

RESTA SABER SE ALGUM DIA, DE FATO, NOS APARECERÁ UM REPRESENTANTE QUE NÃO TEMA UMA SOCIEDADDE CULTA, EDUCADA E CONSCIENTE DA SUA CIDADANIA , ÚNICO CAMINHO A EXIGIR UMA REPRESENTATIVIDADE A ALTURA DOS SEUS ANSEIOS COLETIVOS E PRIORITÁRIOS.

SEM EDUCAÇÃO NÃO SE CONSTRÓI CIDADANIA.

SEM PROFESSOR JAMAIS HAVERÁ EDUCAÇÃO.

APENAS SEGUIREMOS UMA MULTIDÃO DE SOFREDORES SEGMENTADOS E CHANTAGEADOS NOS NOSSOS DIREITOS LEGÍTIMOS, INALIENÁVEIS, E CADA VEZ MAIS REFÉNS DO SOFRIMENTO FOMENTADO, O QUE INTERESSA PARA ALGUNS QUE SE VALEM DOS PERCALÇOS DE MUITOS.

ENQUANTO ISSO:

"QUERIDO MESTRE, ONDE ESTÁ VOCÊ?