DUAS MULHERES, UMA MESMA DATA: 6 DE NOVEMBRO

FELIZ ANIVERSÁRIO!FELIZ ANIVERSÁRIO!FELIZ ANIVERSÁRIO!

MIRIAM & ARTURZITA BÊIA & ARTEX

Primeiro começo falar da mais nova. a que eu conheci primeiro. Ela era uma garota linda de pernas compridas, cor morena, cabelos negros como a graúna, andar largo e ritmado com se fosse uma garça. Um dos fatos mais marcantes em minha vida envolvendo essa garota aconteceu há muitos anos.

Era um lindo final de tarde! E era no final de tarde que nós lotávamos as areias da Rua Ruy Barbosa para as diversas brincadeiras. A luz elétrica ainda não havia chegado e a barra da luz do sol, lá pra saída para Correntina, tornava o entardecer um pouco mais longo fazendo com que o anoitecer tardasse um pouco, o que dava tempo para aproveitarmos as areeias já esfriadas pelo arrefecer do calor sempre escaldante, durante o dia nos picos solares.

Lembro que essa garota pegou a bicicleta do irmão que era pintada de cor preta e branca nesse final de tarde e começou a dar rasantes pelo areão da rua Ruy Barbosa. Margareth de dona nana também andava de bicicleta e outros garotos e garotas da rua. A rua estava lotada de crianças brincando com diversos tipos de brincadeiras. Ela acabou se desequilibrando e caindo com a bicicleta e tia Nenzinha, brava, ordenou que ela entrasse e guardasse a bicicleta e entrou logo em seguida.

Sentada ao lado do casarão onde morava com Tio Nenzinho, Dindinha percebeu que algo não estava indo bem lá dentro da casa e caminhou rapidamente para lá. Minutos depois voltou soltando os cachorros:

-Ela é tão fraquinha para apanhar! É muita maldade! Minha pequenina não pode apanhar! Só por causa de uma queda na rua! Na verdade, acho que a nossa menina de pernas longas tomou uns bolos naquela tarde fagueira pois não retornou para as brincadeiras. Vou confessar uma coisa: Apanhei muito pouco de Tia Nenzinha, mas quando apanhava nunca ficava triste já que nem a caçula escapava das palmatórias.

Anos mais tarde, encontrei com sua filha Aline, coincidentemente também caçula, olhando aquela garota linda e meiga andando de bicicleta notei que ela andava do mesmo jeito daquela garota que caiu um dia nas areias da Ruy Barbosa, pedalando a bicicleta do irmão. A vantagem da Aline era que as ruas já estavam calçadas totalmente diferente dos areões da nossa época.

A outra mulher quando a vi pela primeira vez, foi amor a primeira vista. Quando disseram: A namorada de tutes chegou para passar férias e quando vi aquela mulher linda, de saia creme e blusa de cor clara, pensei estar vendo uma daquelas artistas dos filmes em preto e branco que a gente assistia no cine União ou no Cine Rex. E quando ela se mudou de vez para Santa Maria, eu, além de conviver diariamente com ela, fiz parte da primeira turma de alunos dela: Eu e a Nilza, uma aluna interna como eu. Eu jamais poderia imaginar que aquela linda mulher e professora que chegava a nossa cidade, estava chegando para fazer parte do seu centenário, da sua história, escrevendo a sua história com muita luta e dedicação, revolucionando o ensino de língua portuguesa e criando muitos discípulos. Se não bastasse isso, chegou também para fazer parte da minha vida e da vida de todos os meus amigos e colegas de Santa Maria da Vitória. Uma mulher de fibra e de luta!

Estou falando de Bêia e Arturzita, duas primas, duas amigas, duas filhas, duas esposas, duas mães, duas avós corujas e acima de tudo duas grandes mulheres irmãs e se não bastasse elas possuirem tantas coisas em comum a data de aniversário de ambas é a mesma. 06/11. Não me perguntem o ano porque não sei e também não quero revelar a idade das velhinhas. (brincadeiras)!!!

A elas desejo um feliz aniversário, vida longa, mais vitórias nas vidas delas e que elas curtam essa data com muita alegria, com os filhos, netos, parentes e amigos verdadeiros.

Meninas, curtam esta data intensamente porque ela é a mais importante das suas vidas: É o início das suas vidas e histórias de vida. Bebam com moderação, mas podem exagerar na alegria e na felicidade porque o dia é de vocês comemorarem as muitas dezenas das quatro estações do ano já que foi na primavera que vocês nasceram, e, literalmente posso dizer: Parabéns a vocês por mais uma primavera.

Beijos (curtam o soneto de Vinicius de Moraes como um presente)

Joãozinho de Dona Rosa.

" Soneto de aniversário

Passem-se dias, horas, meses, anos

Amadureçam as ilusões da vida

Prossiga ela sempre dividida

Entre compensações e desenganos.

Faça-se a carne mais envilecida

Diminuam os bens, cresçam os danos

Vença o ideal de andar caminhos planos

Melhor que levar tudo de vencida.

Queira-se antes ventura que aventura

À medida que a têmpora embranquece

E fica tenra a fibra que era dura.

E eu te direi: amiga minha, esquece...

Que grande é este amor meu de criatura

Que vê envelhecer e não envelhece.

(Rio, 1942)

Texto extraído da antologia "Vinicius de Moraes - Poesia completa e prosa", Editora Nova Aguilar - Rio de Janeiro, página. 451.

Vinicius de Moraes"