Hamilton Othanel Smith

Nascimento 23 de Agosto de 1931 (83 anos)
Local 
Nova Iorque

hamiltOt.jpg 
 
Microbiologista americano nascido em New York City, especialista em pesquisas sobre enzimas e foi um dos ganhadores do Nobel de Fisiologia ou Medicina (1978), dividido igualmente com Daniel Nathans (1928-1999), seu colega americano de universidade, e Werner Arber (1929- ), suíço da Biozentrum der Universität, Basel, por suas descobertas sobre enzimas e suas aplicações na genética molecular. Filho de uma professora de high school em Panama City, Florida, e de um professor universitário do Department of Education da University of Illinois, em Champaign-Urbana, doutorado pela Columbia Universtity, New York City (1931), foi educado em Urbana e interessou-se por biologia. Entrou para a Johns Hopkins University Medical School in Baltimore, Maryland (1952) e recebeu o M.D. degree em medicina (1956). Depois de um internship no Barnes Hospital de St. Louis, onde conheceu a estudante de enfermagem Elizabeth Anne Bolton, com quem logo se casaria, entrou para a marinha estadunidense (1957), onde passaria dois anos destacando como médico em San Diego, California. Depois do serviço militar foi para Detroit, Michigan (1959) e passou a trabalhar no Henry Ford Hospital, onde começou a se dedicar mais enfaticamente à genética. Doutorado, juntou-se ao Department of Human Genetics da University of Michigan, em Ann Arbor (1962) e cinco anos depois voltou (1967) a Johns Hopkins University School of Medicine, Baltimore, MD, onde se tornou professor de microbiologia (1973).