A CEIA NATALINA É UM LEGADO MATRIARCAL

A Deusa da Criação se destaca!

A cozinha é local onde acontece alquimia.

Os temperos e os ingredientes se comunicam.

Ali! São passados por intermédio da oralidade os conhecimentos e segredos culinários para as gerações vindouras.

Por esta razão, a menina é estimulada a participar da feitura das comidas tradicionais. Algumas moças exercem trabalho árduo, nesses dias e a outras se lhes reservam funções amenas.

E a Deusa revestida de sabedoria, orquestra os elementos de prazeres olfativo, visual e palatal, com maestria.

Com envelhecimento ou morte da Mãe, pode acontecer em algum núcleo familiar certa ruptura na apresentação dos pratos, servidos no natal.

Isto ocorre tão somente, quando a Matriarca não possui quantidade suficiente de filhas, ou quando a única que lhe resta, deixa de exercer a função de guardadora do conhecimento das tradições da família.

Assim, desprovida do avental e das panelas, Ela agora, sem legitimidade Matriarcal se curva.

Porque existe o continuísmo, e os homens trazem de fora, outras Mulheres e dentre Elas, alguma se destaca ao longo dos anos, como ajudante manual.

E paulatinamente esta Mulher assume o legado da família do marido.

No entanto, esta Deusa, não vem sozinha, trás na bagagem o conhecimento gastronômico tradicional da tua origem.

Dessa maneira, o aprendizado familiar tradicional se mistura com outra cultura. Por essa razão, a ceia de natal é considerada pelos membros familiares, a comida mais gostosa do ano.

Vem daí a importância do Matriarcado na ceia natalina.

.