Mulher de dúzias.

Sua vida nada constante tirou a da plantação e a colocou na cidade grande. Um novo mundo, um infinito de possibilidades, de pessoas... um falso anonimato. Um estrangeiro típico da canção de Chico Buarque a convidou, envaidecida aceitou e logo engravidou. Emprego foi a primeira perda.

Eis a fama chegando a outro bairro: vergonha da família! Perdida, seu destino era a rua ou viver de favor.

Seu bebê seria dado, mas a busca demorou o suficiente para que a matriarca severa com seus próprios traumas mas com amor ímpar, se apegasse e assim ambas foram ficando.

Novos namoros foram tolhidos, afinal ela tinha uma responsabilidade.

Passeios nem pensar: “quem de seu filho irá cuidar?”.

Um projeto de casamento surgiu, logo ruiu.

Seu destino seria solidão?

Quanta privação! Todos podiam, ela não !

Como olhar com carinho para aquele ser crescente, que tudo lhe tirou?

O tempo passou, e não houve amizade, apenas cobranças e convivência. Um misto de carinho muito enrustido, um cuidado exigido e uma distância segura. Um rompimento na adolescência restabelecido em um momento de necessidade e apoio. Foi amparada e perdoada!

A aproximação se deu, não sem certa cobrança, quando tornou-se avó, com o tempo tornou-se natural e afetiva de uma forma que pouco se via. Enfim o Amor!

Digo que ela é uma “mulher de dúzias”... 24/12/48. De fato é alguém que aprecia fartura e generosidade. Tanto a aprender e crescer, mas agora viver é só o que importa. Está certa! Que venham alegrias, sorrisos, viagens e conquistas aos montes... em dúzias !

Aceitar as pessoas como são e com aquilo que elas têm para lhe doar é um aprendizado e tanto, talvez não fácil nem automático, mas possível. A maturidade não permite que carência torne-se amargura, rancor ou fator impeditivo para bons sentimentos, pelo contrário lhe exige ser alguém com algo mais a doar. Eu te amo mãe! Do jeito que foi, é , faz, será e ainda fará! Faça muito...!!! Sou feliz por você existir !

Eu a aceito como é! Somos tão diferentes, mas estamos juntas neste caminhar. Eu te amo! Feliz Aniversário!

24/12/14