Meu avô, homem de valor

Meu avô, homem de valor

Em 2015 está completando 90 anos, lúcido, contador de histórias, como sempre foi. Aos vinte e cinco de janeiro de mil novecentos e vinte e cinco, nascia na Casa Nova, o homem chamado José Almada Filho, mas conhecido como Dedê. Filho de José Almada, mas conhecido como Zeca e Francisca Vieira, uma morena dos cabelos lisos como de uma índia. Ambos lavradores e lutadores pela sobrevivência. José Almada Filho é o 3º filho na ordem de filiação. Teve os seguintes irmãos: Nozinho (Joaquim) (in memoriam), Didi (Benedito) e três irmãs: Nazinha, Perpétua e Santinha (todas in memoriam).

Em 23 de setembro de 1944, casou-se com Raimunda de Jesus Pinheiro Almada com a qual teve 19 filhos, sendo que 5 morreram ainda bebês e 14 conseguiram sobreviver, pois a vida naquela época não era nada fácil. Seus filhos são: Lucas, Manoel, conhecido como Gentinha, Paulo Henrique, José Henrique, Eudino, José de Arimateia, Antonio Carlos, Júlio César e as filhas: Maria de Jesus, Raimunda Maria, Marlene, Maria do Rosário, Sonia Maria e Irma.

Naquele tempo vivia-se da lavoura, de farinhadas e da criação de animais como porcos, galinhas caipira, gado, bode. Utilizavam outros animais para o trabalho como: cavalos, burros e jumentos.

José Almada Filho sempre foi trabalhador desde muito cedo junto com o seu pai. Cresceu vendo o seu pai trabalhar e com ele aprendeu o ofício do cultivo da lavoura.

Casou-se e criou seus filhos e ajudou a criar muitos netos e netas, inclusive eu, juntamente com minha irmã Dinalva.

Atualmente tem filhos, netos, bisnetos espalhados pelo Brasil a fora. Como cresceu a sua descendência!

Esta é a minha maneira de homenageá-lo. Só tenho a agradecer ao meu avô juntamente com minha querida avó Jesus, pela bondade, força e coragem de enfrentar tantas dificuldades para colocar seus filhos e netos advindos da zona rural para na cidade estudarem.

Parabéns meu avô pelos seus 90 anos. Que Deus lhe conceda ainda muitos anos de vida com saúde para desfrutar e conhecer mais descendentes.

Obrigada Senhor por ter em nosso meio José Almada Filho.

Caxias (MA), 25 de janeiro de 2015.

Marinalva Almada
Enviado por Marinalva Almada em 14/01/2015
Reeditado em 24/03/2024
Código do texto: T5101711
Classificação de conteúdo: seguro