A
obra de Zélia – recortes e pluralidades
 
         Trata-se de uma obra trazida do mais fundo pensamento, da “terra do meio”, real sem perder o encanto. Sensibilidade.
         Passional, meditativo, poucas letras, condensada, entretanto um mar vasto para vasta reflexão.
         Isto é o livro-alma de Zélia. Um guardador de revelações, um lugar onde se revelar. Onde se expor um modo de vida, de ser, de pensar, sem qualquer maquiagem ou disfarces.
         É pele. É pulmão. Transpira. Pulsa.
         E pulsam as palavras, chegam os recados, pois o que vem dela, cabe em nós, é para nós. Fala para nós. Cala em nós. Fala por nós.
         Tem mar que se foi, tem cada dia uma conquista, um relutar, um apaziguar, conviver com a solidão.
         Um convívio que gera questionamentos. Respostas, ou silêncios que alimentam.
         Um livro feito de lucidez. Exemplos.
         Registros poéticos que invocam, horas apaziguando noutras açoitando.
         É o arco-íris dela, autora de lembranças em forma de sonhos, sonhos em forma de lembranças.
         Indagativo vai traçando da autora o caminhar. Pisa questões, estala saudades e destino, em um outono que bem podia ser verão.
         E são, pedaços de mar que se foram, e mares azuis que se refizeram...
         É assim.
 
 

... não sei se ele leu o Pequeno Príncipe, se leu aprendeu a lição de cativar. E cá estou presa aos seus encantos.”
 
Por saber que ele suporta, eu o açoito com palavras e sem piedade, afinal, a “carne de papel não sangra”.
 
Eu e o mar, horizonte sem navio, um lenço e ninguém para acenar...
 
Esse teu jeito de dizer nada me cansa. Eu que não durmo na tu cama, só queria sonhar teus sonhos.

(Fragmentos da Obra)
 
         Saboreei. Senti o sal das palavras. E achei nuances de azul. Cheiro de maresia.
         Recomendo a leitura de “Eu tinha um pedaço de mar” de Zélia Maria Freire, Editora 8-Natal-RN-2014.



          



                                   
Roseane Namastê
Enviado por Roseane Namastê em 08/04/2015
Reeditado em 12/04/2015
Código do texto: T5199870
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.