Teddy Reno
(88 anos)
Ferruccio Merk-Ricordi
11 de Julho de 1926 
Trieste - Itália
Cantor, ator, produtor
CANCER
hqdefault.jpg
Gravadora(s)    CGD, RCA Italiana, Galleria del Corso
Cantor, produtor e ator italiano naturalizado suico. É casado com a cantora italiana Rita Pavone .
Nasce em Trieste, filho do engenheiro Giorgio Merk, de família austro-húngara, de origem aristocrática, e de Paola Sanguinetti Sacerdote, romana, de ascendência hebraica. Em 1943, a família se transferiu para Cesena por motivos de trabalho. Debutou, em 1938, em um concurso para diletantes que ocorreu em Rimini cantando a música Tu sei la musica. Depois de 18 de setembro, os Merck conseguiram fugir da captura por parte dos alemães nazistas ao encontrarem um refúgio seguro em Milão sob falsa identidade. Em dezembro foram capturados e presos no cárcere de Codigoro. Fortunadamente conseguiram a liberdade. Desde 1968 é casado com Rita Pavone com quem tem dois filhos homens e vivem na Suíça.
Estreou na Rádio Trieste durante a administração anglo-americana da cidade, lançando com a orquestra do maestro Guido Cergoli, a canção Eterno ritornello (Te vojo ben), de Bidoli.
Em 1946, efetua uma turnê na Alemanha com a orquestra inglesa de Teddy Foster atravessando o Reno. Daí lhe vem a ideia do pseudônimo, usando o nome do regente da orquestra e, como sobrenome, o rio.
Após se exibir para as tropas anglo-americanas na Europa (1945-47) e à Rai de Turim com a orquestra de Pippo Barzizza (1948), participa de variadas transmissões com a orquestra do maestro Nicelli, em particular Il braccialetto di Sheherazade, conduzida por Nunzio Filogamo.
A atividade radiofônica lhe favorece o sucesso discográfico. Com a CGD, casa discográfica por ele fundada, entre 1948 e 1961 se distingue como interprete de gênero romântico-melódico com canções de grande sucesso como Addormentarmi così, Trieste mia, Muleta mia, Aggio perduto o' suonno, Accarezzame, Na voce na chitarra e o' poco e' luna, Chella lla, Piccolissima serenata, Come sinfonia, com as quais alcança notoriedade internacional.
Na rádio foi um dos protagonistas de transmissões populares como Nati per la musica (1953-54) e Punto interrogativo (1952).
Segundo e terceiro classificado no Festival de Sanremo em 1953, no ano seguinte se dedicou à TV com programas (Canzoni al caminetto, 1955-56, a Souvenir, 1960) que hospedaram personagens como a atriz Jennifer Jones e Kim Novak.
Venceu o Festival de Nápoles, em 1959, com Sarrà chissà, de Murolo. Foi ativo também no teatro (L'adorabile Giulio di Garinei e Giovannini, 1957) e no cinema (Totò, Peppino e... la malafemmina di Mastrocinque, 1956). Em 1961, voltou a se ocupar ativamente com o mundo discográfico ao fundar uma nova etiqueta, a Galleria del Corso, com a qual lançou, entre outros, Bruno Lauzi.
No mesmo ano inventou o Festival dos desconhecidos de Ariccia com o objetivo de descobrir e lançar novos talentos. A primeira edição ocorreu em 1962 e foi vencida por uma jovem cantora de Turim, Rita Pavone, a qual esposará Teddy Reno, em 1968, na Suíça após uma série de polêmicas por conta da grande diferença de idade entre ambos, e sobretudo pelo fato de que na época o cantor era separado da primeira mulher, a produtora cinematográfica Vania Protti.

Teddy-Reno-e-Rita-pavone.jpg
Teddy Reno - Rita Pavone (Esposa)
-----------------------------