Uma Pessoa sem Outra Igual

O homenageado é uma pessoa sem outra igual. Uma pessoa de valor. Foi ele quem trabalhou este lugar para que hoje pudéssemos comemorarmos este dia do trabalhador. Ele foi fundamental. Construiu nossa sede social e ainda montou a ESPROVAL. Foi brioso, corajoso e audacioso. Trabalhando sol a sol em um terreno arenoso. Foi dando vistas a uma obra de sonhos em um local sem expressão. Mas, que hoje, neste lançamento é nosso orgulho de cidadão.

Como quase todos nós; veio do interior. Era um professor. Com o nome de VALDECIR. Tinha a ambição de construir. Em suas idéias desenhavam-se os sonhos de servir. Não importava o dinheiro. Estava disponível o tempo inteiro. Parecia trabalho de garimpeiro. Queria ser mais que um simples cooperador. Seria operário se preciso for. E pôs a mão na massa. Não era nada fácil aquela obra. Que no futuro seria nossa vidraça. Tinha uma missão a cumprir. Tinha pouco tempo de sobra para dedicar à família. Aquilo lhe consumia. Não era coisa simples. Pedia paciência e agia com inteligência. Aos domingos ia com eles na missa. Pedia paz e compreensão. Isso aliviava seu coração!

E foi em uma dessas visitas eclesiásticas. Que alcançou mais uma etapa de sua graça. Passou a freqüentar grupos da Igreja. Lá também assumiu a construção da palavra Santa. Edificar era sua sina. Sua obra nunca termina. Teria mais trabalho pela frente. Mas, para ele não importava, pois, seu ideal sempre foi fazer germinar a semente. Ali também foi vencedor. Chegou a seu esplendor. Conquistou uma legião de fãs. Montou grupo de pessoas cristãs.

E lá no Tribunal. Foi um homem colossal. Na sua profissão galgou vários degraus. De iniciante foi também comandante. Prestou relevantes serviços à Justiça mesmo não sendo jurista. Serviu mais uma vez de esteio em cargos importantes. Sem deixar que a humildade ficasse distante. Era querido por todos os subordinados. Sua regra era o respeito. Plantou respeito mútuo lá na sua sessão. Trabalhou com o coração. Dominou as dificuldades e com paciência e humanidade. Tornando-se um líder de expressão.

Foi desportista nato. A bola sua paixão. O futebol sua diversão. Jogou como poucos. Tinha a ginga da união. Por isso formou grupos que hoje lhe dão um nome de sustentação. Exemplo que vem da Esproval, da Bancada da Bola e da Turma da Igreja. Sem abrir mão da disciplina e da organização. Mas tudo na informalidade e com jeito de brincalhão. No embalo de um bom gole de cerveja. Lá estava ele nos pós jogos com sorriso largo e voz marcante. Sempre foi uma pessoa insinuante. Driblava as polêmicas com o perfil de diplomata. Às vezes com certas bravatas. Mas, tudo em prol da harmonia. Afinal, todos tinham de trabalhar no outro dia.

Esse foi o nosso Valdecir. Aquele que nos fez sorrir. Com seu jeito natural de convencer. Com seu inseparável jeito de ser. Com sua inquestionável liderança. Com sua maneira peculiar de produzir esperança. Com seu carisma de formar grupos em prol da vida. De corrigir stress e remover feridas.

Ele se foi como ser carnal. Mas deixou esta obra de inspiração Divina que boa parte dela já foi construída. Agora é seu nome que está nos dando vida. Nesta Pedra Fundamental ele estará presente com a alma da benfeitoria. E será mais uma obra com sua assinatura. Mais um feito de sua existência. Mais um marco de sua permanência em nossos corações.

Parabéns a todos que estão envolvidos neste projeto! Deus sempre será o nosso Arquiteto!

Machadinho
Enviado por Machadinho em 01/05/2015
Reeditado em 02/05/2015
Código do texto: T5226776
Classificação de conteúdo: seguro