Minha avó, mulher forte (in memoriam)

Raimunda de Jesus Pinheiro Almada

* 05/11/1932

+ 11/07/2015

Raimunda de Jesus Pinheiro Almada nasceu em 05 de novembro de 1932 e faleceu em 11 de julho de 2015. Filha de lavradores, foi criada pela avó materna, Sinhá Pinheiro - Francisca Alves Pinheiro - e seu avô Pedro Pinheiro. Sua mãe era Enedina Alves Pinheiro, conhecida com Mariana.

Em 23 de setembro de 1944, aos 12 anos, casou-se com José Almada Filho, conhecido como Dedê, com o qual teve 19 filhos, sendo que 5 morreram ainda bebês e 14 conseguiram sobreviver, pois a vida naquela época não era nada fácil. Seus filhos são: Lucas, Manoel, conhecido como Gentinha, Paulo Henrique, José Henrique, Eudino, José de Arimateia, Antonio Carlos, Júlio César e as filhas: Maria de Jesus, Raimunda Maria, Marlene, Maria do Rosário, Sonia Maria e Irma.

Naquele tempo vivia-se da lavoura, da quebra do coco babaçu, de farinhadas e da criação de animais como: porcos, galinha caipira, gado, bode. O arroz era pisado no pilão. Vida de muito sacrifício.

Sempre junto de seu esposo, José Almada Filho, criou seus filhos e ajudou a criar muitos netos e netas, inclusive eu, juntamente com minha irmã Dinalva e meus primos: Antonio Francisco e Nilton, além de outros mais novos.

Atualmente tem filhos, netos e bisnetos espalhados pelo Brasil a fora. Como cresceu a sua descendência, mãe Jesus!

Minha avó sempre foi muito forte, mulher de atitude, uma exemplar dona de casa e mãe zelosa.

Ela costumava dizer que tudo limpo e organizado era bonito. Que pobreza não era sinal de sebosidade.

Ela sabia ler muito bem, estudou apenas o primeiro ano do primário - hoje fundamental I.

Mulher sábia, sempre tinha algo a dizer a respeito de determinados comportamentos. Em relação ao exagero dizia que "tudo em demasia são sobras"; quando alguém reclamava de algo a respeito de comida, ela dizia: - "Barriga cheia açúcar amarga".

Só tenho a agradecer à minha avó juntamente com meu querido avô Dedê, pela bondade, força e coragem de enfrentar tantas dificuldades para colocar seus filhos e netos advindos da zona rural para na cidade estudarem e terem a oportunidade de uma vida melhor, além disso, deu-nos uma educação baseada nos princípios cristãos.

Que Jesus lhe conceda o descanso eterno junto a Deus Pai Todo Poderoso.

Caxias (MA), 17 de julho de 2015.

Marinalva Almada
Enviado por Marinalva Almada em 14/07/2015
Reeditado em 12/02/2024
Código do texto: T5310647
Classificação de conteúdo: seguro