A arte de viver e vencer

Um dia

um ser de luz nasceu

numa cidade do interior...

No interior da Bahia, Urandi, nascia uma guerreira, uma mulher de fibra, de coragem. Batalhadora, exemplo de dignidade e honradez.

“Sua infância não foi um mar de rosas não...”

Família humilde, atravessaram muitas dificuldades. Escola, apenas até o 3º ano primário, atual 3º do Ensino Fundamental. Concluiu o primário no MOBRAL, em 1971.

Dificuldades e adversidades não foram motivo para torna-la menor. Casou-se aos 17 anos. Teve 4 filhas, uma falecida ainda bebê.

Quando crianças, suas filhas, testemunharam cada momento de sua luta. Em um bairro da Cidade de Guarulhos, uma casa feita de madeira, um barraco, muito bem construído por seu marido, é o início da sua batalha.

Alguns anos depois, seu marido decide construir uma casa de “tijolos”. Ele tralhava durante a semana e aos sábados e domingos construía a nova casa e como ajudante ela, guerreira incansável.

Água vinha do poço da casa da vizinha, trazida por ela em um balde em cada mão, passando por uma escada improvisada em um terreno todo acidentado e íngreme...

O banho da família, feito em bacia com água quente de uma chaleira... Roupa lavada em um tanque cuja água escorria por caminho feito por suas mãos. O banheiro era do lado de fora da casa e era extremamente limpo. Muitas arvores frutíferas no quintal e, não poucas vezes, subia para apanhar frutas para as filhas....

O tempo passou, atravessou todas as dificuldades que surgiram e sempre venceu.

Hoje já não precisa mais carrega os baldes d’agua, não dá banho nas filhas, não precisa arrumar o caminho da água do tanque. Seus passos são lentos, feitos com o auxílio de uma bengala. Suas filhas são adultas, seus dois netos e as duas bisnetas, uma delas adotada pelo enorme amor e carinho, são hoje a alegria de sua vida. Quando se tornou avó, disse que seu sonho era viver para ver seus netos adultos, e consegui. Agora, diz que quer ver suas bisnetas crescerem, e vai conseguir.

Completa hoje, exatamente hoje, 71 anos e diz que são muito bem vividos. Tem sonhos à realizar, e vai.

Parabéns Mercedes Angélica, guerreira incansável. Sua existência é essencial para todos ao seu redor. Somos eternamente gratos por existir e fazermos parte de sua vida.

Sua Família.

25 de julho, 2015.

Caimar de Souza

Caimar de Souza
Enviado por Caimar de Souza em 25/07/2015
Código do texto: T5323094
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.