Miguel Fernando Von Behr – O Maior Fotógrafo-ambientalista do IBAMA

Miguel Fernando Von Behr é um típico mineiro, de hábitos simples e cheio de talentos, que se consagrou como o maior fotógrafo especialista em registrar a natureza do Brasil.

Formou-se em Arquitetura na Universidade Católica de Santos e fez extensa carreira como servidor público federal. Iniciou em 1982 na antiga Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), passando posteriormente pelo IBAMA e Instituto Chico Mendes. Atuou em projetos para criação e implantação de Unidades de Conservação, planejamento urbano e corredores ecológicos.

Em três décadas de intenso trabalho ocupou inúmeros cargos importantes, ajudando na construção das políticas públicas de conservação dos recursos naturais. Percorreu os quatro cantos do país, conhecendo lugares extraordinários, convivendo com comunidades tradicionais como as quebradeiras de coco babaçu, seringueiros, pescadores artesanais, coletores de flores secas do cerrado, sempre com a câmera fotográfica em mãos registrando as íntimas relações dessas populações com o meio ambiente.

Quem o conhece bem sabe que se ele tivesse seguido a carreira de Arquiteto teria sido bem-sucedido, pela forma compromissada e apaixonante que se envolve naquilo que faz. Felizmente, Miguel não seguiu essa profissão característica pelo embelezamento interno e externo das construções feitas pelo homem. Digo felizmente, pois ao ter renunciado os caminhos específicos da Arquitetura, quem mais se beneficiou com isso fomos nós.

Ele abdicou de seguir o senso comum de sua formação acadêmica usando seus dons para marcar história, proporcionando-nos diversos livros, belíssimos, recheados por imagens e textos encantadores.

Ao invés de simplesmente se preocupar em criar belas casas e prédios usando os princípios da Arquitetura, Miguel Von Behr ampliou significativamente os frutos de seu trabalho. As suas magníficas fotografias nos possibilitam apreciar as maravilhas da criação divina, a riqueza natural, histórica, cultura brasileira, com suas nuances e detalhes, tocando nossas almas com intensos sentimentos!!!

Assim, de clic em clic, com enorme talento e dedicação, Miguel Von Behr construiu sua imagem como maior profissional da fotografia ecológica do IBAMA e um dos mais importantes do Brasil!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Agosto de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 20/08/2015
Reeditado em 02/08/2017
Código do texto: T5353194
Classificação de conteúdo: seguro