MISSIONÁRIOS DO BEM... (Alziro Zarur).

Uma vez ao mês vamos até a Empresa, a fim de receber e buscar o material para dar seqüência à divulgação das “Gotinhas da Saúde” junto à classe médica; isto ocorreu no dia 15 sexta feira; o roteiro habitual é a “linha verde”, que na metade do caminho temos que fazer um desvio, pois o retorno que nos dava direto acesso a Empresa, com as modificações, foi extinto. Ao mudarmos o percurso, um pouco antes de chegarmos à Empresa, passamos em frente à Mercearia Zarur...

... Este foi o sobrenome* de uma pessoa que foi um destacado radialista e jornalista, pois “com apenas 15 anos ingressou como jornalista profissional no matutino a Pátria, de João do Rio, sob a direção de Denis Junior”...

Durante algumas décadas; - com este nome especificamente. - em 4 de março do longínquo ano de 1.949, começou* na rádio Globo: A HORA DA BOA VONTADE. No ano seguinte o transfere para Rádio Mundial, com o nome de LEGIÃO DA BOA VONTADE*, “é um diálogo inter-religioso. Ações na área social, educacional, cultural e filosófico.”

Nos início dos anos 50 era raro um programa radiofônico que abordasse as questões da espiritualidade; foi um sucesso crescente de audiência; com uma palavra fácil e convincente; - “dono de uma voz tocante”. - os temas sobre o velho testamento, e os quatro Evangelhos, eram enfocados e interpretados com discernimento que enalteciam a vida de Jesus, em sua benéfica passagem de apenas três no exercício de Seu Apostolado...

Durante oito anos deu ênfase a “Cruzada das Religiões Irmanadas,” com vários encontros de seus líderes religiosos, para que amenizassem as “arestas”, mas que sobressaísse o sentimento de religiosidade que a todos deveriam irmanar... Não conseguiu, pois o personalismo de alguns líderes falava mais alto, se intitulando “donos” absolutos da “verdade”... Neste novo período, é voltado mais as obras assistenciais, pois o país ontem como hoje é carente destas atividades...

Apesar de tudo este movimento se expande; através de Núcleos, direcionados a cidades, e, Postos Particulares, - lares. - Vários Espíritas de destaque na época dão apoio a Legião da Vontade; Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco e muitos outros que estamos deixando de mencionar...

Em Julho de 1.956, é lançada a revista da Boa Vontade, muito bem feita, ilustrada, com várias participações de seguimentos religiosos, que enaltecem a espiritualidade maior; é um sucesso, - para época. - 62 mil exemplares se esgotaram rapidamente. O segundo número - agosto de 1.956. - deveria sair com 100 exemplares, porém, não conseguiu uma quota maior de papel para sua impressão, saindo com a mesma quantidade do lançamento...

Em 1.958 se casa. Em 1.964, “fundou uma espécie de partido político”, - Partido da Boa Vontade; queria ser candidato a Presidência da República em 1.965. - extinto com os demais partidos pelo artigo 18 do Ato Institucional de 27 de outubro de 1.965.

Neste mesmo ano recebe o premio de radialista do IV Centenário, quando a cidade do Rio de Janeiro completava 400 anos de sua fundação.

“Em 1.976, sagra-se campeão de permanência no ar com 33 mil audições.”

*Alziro Zarur (Alziro Abrahão Elias Zarur); nasceu no Rio de Janeiro em 25/12/de 1.914, o seu desenlace se deu na mesma cidade em 21/10/1.979, antes de completar 65 anos; filho de emigrantes árabes.

Apesar de algumas “controvérsias”, levantadas por alguns, foi um personagem marcante pelas obras que realizou; em que sua voz e o microfone eram sua “ferramenta” diária, em respeito à vida, com os seus imperecíveis valores, à pátria, o ao amor ao próximo e a confiança plena nos ensinamentos de Jesus, que se” fazia presente” diariamente em seus programas, que certamente em muitos despertou o sentimento da religiosidade que deve estar até mesmo acima da religião que professavam, pois é através dos atos de cada um que se contribui efetivamente para mundo melhor e mais solidário...

*Dados e datas da Wikipédia

Curitiba, 17 de março de 2.013 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://menssagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 26/08/2015
Reeditado em 28/08/2015
Código do texto: T5360097
Classificação de conteúdo: seguro