Somente para Você

Mamãe querida; hoje, como em todos os anos, é novamente dia das Mães. Somente desta vez a minha homenageada é exclusivamente você; uma pessoa especial, maravilhosa e que me deu o maior presente, me recebendo como filha.

Nossa convivência é bem longa, já que você está prestes a completar 90 aninhos, idade que a maioria das pessoas só consegue festejar em sonhos.

Quantas décadas, quantos anos, meses, semanas e dias, sem falar nas noites em claro quando adoecíamos, e nos afazeres do dia seguinte, que precisavam ser feitos, tendo você não dormido ou sequer descansado um pouquinho?

Você optou por viver a vida de uma mãe de família, total e completamente dedicada aos filhos e ao marido. Enterrou os sonhos que com certeza foram muitos , elaborados na sua juventude.

Será mãezinha que merecíamos tanta dedicação, abnegação e desvêlo, ao ponto de você anular-se como mulher, para tornar-se somente mãe e esposa?

Todos nós temos somente uma vida e como não sabemos a duração dela, deveríamos vivê-la e aproveitá-la o melhor possível.

Quantos sonhos passaram pela sua cabecinha e você os afastou para longe, não permitindo que viessem à tona por achar que iriam desviá-la do caminho escolhido?

Mãe querida, não precisava ter sido assim; as duas vidas poderiam ter sido conciliadas e você poderia ter sido mãe, esposa e paralelamente ter realizado seus sonhos. É um pouco desgastante mas vale a pena. Nosso orgulho e bem estar pessoal dever ser satisfeitos na medida do possível, para que no futuro, com os filhos criados e de nós afastados, as frustrações não nos cobrem os sonhos perdidos voluntariamente.

O caminho que você optou é bonito, edificante e as vêzes muito prazeiroso; mas bloqueou a maioria dos seus sonhos e realizações como mulher, que deveriam ter sido realizados e não foram.

Dentre o leque de opções que a Vida lhe apresentou, você escolheu este; ser MÃE, e usando as oportunidades que o dia a dia lhe apresentava, você conseguiu ser uma mãe maravilhosa.

Nunca nos faltou nada dentro do possível que o cotidiano oferecia, principalmente carinho e amor. Mãe! mas e você? onde colocou tudo que seus anseios de mulher lhe sugeriam? Fazer um trabalho diferente, ter uma carreira que lhe desse compensações, não somente financeiras; mas a alegria de ter o reconhecimento profissional e pessoal. Sair diariamente de casa, mesmo que fosse por um curto período de tempo, só seu; para realizar o que seus sonhos precisavam que fosse feito e que serviria de catarse para a enfadonha rotina do dia a dia? Agora mãezinha, estes sonhos tomaram caminhos tão ignorados, que mesmo que seu cérebro conseguisse relembrá-los, não seria mais possível; pois as inibições impostas pela idade, que se apossam de um corpo debilitado,não permitiriam que fossem realizados.

Também sou mãe e avó como você e sei que filhos e netos, nos proporcionam alegrias inenarráveis, mas também grandes sofrimentos.

Quando pequenos sob nosso total cuidado, nos dão mais alegrias do que tristezas, mas quando se tornam adultos; tomam as rédeas de suas vidas nas mãos e a maioria não aceita mais conselhos ou sequer sugestões. É independência total! De mãe que tinha vigilância diária, passamos a meras espectadoras. As vêzes, percebemos as ciladas em que estão se emaranhando, mas não podemos fazer nada; apenas deixar que aprendam uma lição com a Mãe Vida, pois não escutam mais nossos conselhos. Os amigos são mais sábios e confiáveis e os deixam livres para seguirem suas vidas.

Não temos culpa se o amor nos faz ser possessivas e nos torna medrosas em relação ao menor perigo que os ronda.

Enfim mãe querida, você foi sábia, fêz o que podia pelo nosso desenvolvimento pessoal e moral, dando-nos noção do que é ser humano, honesto e a amar nosso semelhante como à um irmão.

Assim mãezinha, estas palavras, de mulher para mulher, só possuem valôr, não somente para homenageá-la, mas pelo que elas expressam além do que aconteceu em nossas vidas.

Te admiro muito e te amo muito mais.

Feliz dia das Mães.

Em 13-05-2007

Celina Maciel
Enviado por Celina Maciel em 22/06/2007
Código do texto: T537017
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.