"O Defensor de Tiradentes"

“O Defensor de Tiradentes”.

(*) Texto de Aparecido Raimundo de Souza.

(**) Sobre o autor.

(***) Crédito da foto de Joel Rufino dos Santos.

Faleceu ontem, aos 73 anos de idade, o escritor e historiador JOEL RUFINO DOS SANTOS, nome fundamental na luta contra o racismo no Brasil.

Pensador da cultura afro-brasileira, jornalista, diretor do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foi o único homem que absolveu Tiradentes (vivido pelo ator Milton Gonçalves no papel principal), numa peça de teatro que teve grande repercussão nacional.

Joel nasceu em Cascadura, subúrbio do Rio, em 1941. Cursou filosofia e chegou a ser professor dessa matéria. Com sua morte (por complicações de uma cirurgia cardíaca), deixa viúva dona Teresa Garbayo dos Santos, dois filhos, Nelson e Juliana e quatro netos, Eduardo, Raphael, Isabel e Victoria.

Escreveu mais de 50 livros, entre eles, 8 de não ficção, 5 romances e 11 infanto-juvenis. Seguem abaixo alguns títulos: “Uma Estranha Aventura em Talalai”, “O Barbeiro e o Judeu da Prestação Contra o Sargento da Motocicleta”, “Na Rota dos Tubarões”, “Crônica de Indomáveis Delírios”, “Carolina Maria de Jesus - Uma Escritora Improvável”, “O que é o racismo”, “Zumbí”, “Bichos da Terra Tão Pequenos”, “Claros Sussurros de Celestes Ventos” e “Quatro Dias de Rebelião” entre outros.

Nossas saudades eternas ao amigo e os sinceros pêsames à família enlutada.

(**) Aparecido Raimundo de Souza, 62 anos, é jornalista.

(***) Fotografia: divulgação do site do escritor na Internet.

Aparecidoescritor
Enviado por Aparecidoescritor em 05/09/2015
Código do texto: T5371489
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.