O inesquecível Machadinho.

Estudei no Ginásio Machado de Assis e lá tomei conhecimento do ilustre escritor, poeta, contista, romancista, jornalista, dramaturgo e muito mais. O diretor era seu grande admirador, daí o nome ao ginásio. Passei a admirar suas obras desde meus tenros anos de adolescente. Hoje faço esta pequeníssima homenagem a Machado de Assis, falecido em 29 de setembro de 1908. Não relacionarei suas obras, todos que o admiram sabem o quanto ele foi maravilhoso e é considerado um grande gênio da história da literatura.

Machado de Assis, com menos que trinta anos, conheceu a portuguesa Carolina Augusta Xavier de Novais, irmã de seu amigo Faustino, e logo dela se enamorou. Casaram-se, poucos anos depois, em 1869. Não tiveram filhos. Há uma frase dele que apresento, achando muito interessante o que disse:-

Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.

Carolina foi seu único amor e carinhosamente a chamava de Carola. Após a perda de sua amada, em 1904, ele se entregou a tristeza. Alguns problemas de saúde também contribuiram para que viesse a falecer quatro anos depois.

Eis mais duas frases dele, uma que achei bonita e outra muito sábia.

"Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos, há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas."

"É melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade, se ela não é tão brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir."
Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 29/09/2015
Reeditado em 29/09/2015
Código do texto: T5398650
Classificação de conteúdo: seguro