UMA VEZ SECRETÁRIA, SEMPRE SECRETÁRIA!

O exercício da profissão de secretariado, assessorando gestores e trabalhando com equipes, me rendeu uma infinidade de aprendizado. Um deles é que tudo na vida tem seu preço, nada vem de graça, sem esforço.

A função de secretária me capacitou, não só para o mundo laboral, mas para a vida. Conheci muita gente, trabalhei um bocado, tive meus momentos difíceis e chorei meus insucessos... mas nada me faria mais segura! Algumas partes da minha carreira mereciam ser apagadas, mas eu prefiro que elas permaneçam no meu baú de memórias, porque, na verdade, quando mais padeci mais forte me tornei. Meus “executivos malucos” me ensinaram (alguns de forma mais dura) que a vida não é brincadeira, e hoje eu me sinto motivada a aprender sempre.

Engana-se redondamente quem acredita que é fácil secretariar. O trabalho do profissional de secretariado vai muito além de agendas, viagens, reuniões, arquivo de documentos, redação, digitação, recepção, atendimento telefônico, protocolo, planejamento orçamentário, etc., etc... Aquele que quer ser bom no que faz (assim como em todas as profissões) precisa buscar atualização constantemente e estudar (sempre!). Além disso, a parte delicada da profissão, deve saber lidar com a humanidade e se sair bem em determinadas situações; ter sangue no olho para determinados “executivos”; e usar de inteligência emocional para não mandar um monte de gente ir se danar.

Eu vivi a experiência inesquecível de ser secretária por mais de uma década, mas há pouco mais de dois anos mergulhei numa área não menos desafiadora: a educação. A um passo (dois, na verdade) do diploma, e a escola à minha espera, sigo fazendo minhas reflexões sobre a importância da escolha profissional.

Ser secretária, e agora professora, fez valer a minha existência. Ambas as profissões têm um quê de beleza, de magnitude e, claro, de missão!

***

30 de setembro - Dia da Secretária

Maria Celça
Enviado por Maria Celça em 30/09/2015
Código do texto: T5399306
Classificação de conteúdo: seguro