TONHA, Antônia, Maria de Fátima, IRMÃ FÁTIMA

Nascida Antônia Ribeiro de Almeida em 19 de novembro de 1915, na cidade de Salinas da Margarida e conhecida por seus amigos e familiares com o apelido carinhoso de TONHA e na vida religiosa tornou-se Irmã Maria de Fátima Ribeiro de Almeida.

19 de novembro de 2015, nesta data a Irmã Fátima, se viva fosse, faria 100 anos de idade.

Na Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro de Nazaré Salvador - BA., houve a Celebração Eucarística de abertura da comemoração do centenário do seu nascimento, cujo termino das comemorações será no dia 02 de fevereiro de 2016. Houve uma Missa celebrada pelo pároco daquela Igreja Padre Raimundo Mário de Santana e concelebrada pelo Padre Edson Menezes, Reitor da Basílica do Bonfim e primo da Irmã Fátima, a missa contou com a presença de diversas Freiras da Congregação das Irmãs Cervas da Sagrada Família, da qual ela foi a primeira religiosa, tendo lutado durante 13 longos anos juntamente com o Monsenhor Joaquim Ayres (fundador) até conseguir a aprovação canônica da Congregação em 13 de junho de 1953.

Durante doze anos a Irmã Fátima integrou a primeiro Conselho Geral da Congregação; dirigiu com muita garra o Instituto Feminino Nossa Senhora de Nazaré (Nazaré das Farinhas - BA) e encerrou sua vida religiosa no Abrigo dos Idosos de Jequié - BA.

A Irmã Fátima (minha prima em terceiro grau), dedicou muitos anos de sua vida a servir aos pobres, as crianças órfãs, carentes e abandonas, sempre de forma serena e humilde, mas ao mesmo tempo de forma tenaz e com ardor incomparável. Ao falecer em 16 de outubro de 2003, talvez não tivesse noção da grandeza de sua obra, que soube ao longo de tantos anos de dedicação, engradecer. Tal dedicação e humildade ficam claras na frase que norteou toda a sua existência em prol da Congregação das Irmãs Servas da Sagrada Família:

"Quero que a Congregação cresça, e eu diminua"

(Irmã Fátima)

A Congregação cresceu e a Irmã Fátima também.

Dulcinalvo Sampaio
Enviado por Dulcinalvo Sampaio em 21/11/2015
Código do texto: T5456407
Classificação de conteúdo: seguro