AS MULHERES MARAVILHOSAS QUE NOS ESPERAM...

De retorno a Vitoria – ES

De volta ao batente e com minhas atribuições e meus deveres de responsável pela obra de atender as exigências do cliente, que é exigente e com razão pois estamos para em 4 anos executar e complementar um projeto de fabricação de chapas finas para indústria automobilísticas e demais usos para chapas de aço de aço carbono...

Assim de volta a Vitoria, ES, depois de um prazeroso dever de tornar uma jovem mulher e ainda satisfazer uma dama e ainda ter a sorte de poder viver tantas aventuras em plena idade que já deveria estar me tornando um bom avô, cuidando de seus netos e netas...

A vida nos ensina que temos muito a fazer por aqui, seja de forma profissional no qual me dedico já há mais de 30 anos pois formado em 1972, pela FEI – PUC como engenheiro automobilístico, e tendo atuado numa empresa de Plásticos e derivados , e jamais vivenciado a área em que me especializei durante anos de estudos, daí a minha paixão por carros, tento vivenciar tudo que amo em tudo que tenho e assim cuido com carinho de seis veículos, que são muito bem conservados e são meus e que amo, pois apesar de antigos estão em excelente estado de conservação, e depois de ter voltado de Goiânia, passei por Atibaia, devolvi o Peugeot ao meu filho com mais de 2000 km rodados em menos de 5 dias em que vivi momentos incríveis de amor e prazer...

Se o Peugeot contasse, teria uma mini série das aventuras de um peão apaixonado e carente vivendo em pleno Centro Oeste, um romance proibido para menores e para maiores de 60 anos, afinal nem tudo que reluz é ouro, e nem que tu és responsável pelo que cativas...

Vivo de momentos e isso me faz feliz e aprendi que nada nesse mundo é eterno e nem mesmo o nosso amor pode ser eterno ... como diria Vinicius de Moraes... que seja Infinito enquanto dure... e como bom peão de trecho... dizemos que o AMOR SEJA INFINITO ENQUANTO DURO... kkkkkkkkkkkk

Sem receios de ser o único aprendemos dividir o filé mignon, do que roer osso a vida toda... e como peão de trecho dizemos que não existe essa de traição e nem de chifre, pós Confúcio tinha suas 3000 mulheres, pois os maridos achavam que se ele engravidasse a sua esposa teria um filho ou filha tão gênio como Confúcio o era...

Assim amigos no Trecho temos uma máxima... LAVOU TÁ NOVO... kkkkkkkk

Entendas como quiser, nada é eterno nem o amor por ti, pois passamos por todos os lugares desse Brasil, ou até mesmo pelos países fronteiriços do Brasil, quando como peões de trecho vivenciamos de trabalhar no Paraguai, ou na Argentina, ou na Bolívia...

Amores vem e amores vão, e trabalhos são iniciados e concretizados e as novas obras que surgem somos obrigados nos mudar de local e nem sempre temos vínculos para sempre por ali, alguns sim se envolvem tanto que até trocam de esposas e assumem até mesmo os enteados dela e seguem o destino novo, abandonando seus velhos amores e filhos que com certeza outro trecheiro estará cuidando, pois as mulheres também se acostumam a não serem fiéis eternamente pois o amor é como toda a tempestade que marca presença, muitas vezes chega no momento certo, ou faz estragos que jamais serão recuperados...

Enfim somos nós que temos que nos controlar para que jamais possamos viver outros dramas de consciência, pois se temos filhos que ficaram pelo trecho jamais saberemos, a não ser que um dia possamos voltar e assim rever quem amamos por algum tempo e estamos vivenciando de novo tudo que pudemos conviver e quem sabe reviver todos os momentos bons e esquecer os momentos ruins...

Faça de sua vida uma viagem que possa dar satisfações a si mesmo pois amar e odiar a diferença é tão pouca, que nem sempre nem percebemos que amamos e odiamos a mesma pessoa mas a vida se torna tão preocupante para nos todos e jamais vivemos de sonhos mas de verdade e de amores que foram meus ou nem foram pois passaram e deixaram marcas de momentos maravilhosos que juntos passamos...

Acredite se quiser que todos podemos tudo quando queremos e se podemos ser autênticos podemos viver felizes e sem rancor ou medo pois amar é algo que temos dentro de nós mesmos e nem sempre percebemos que amamos, somente sentimos que sentimos falta deste amor quando perdemos a companhia, por ausência de algo que tenha acontecido por desleixo ou por intrigas que sempre ocorrerem entre duas pessoas que se amam e fazem com que outros invejem e criem tantas mentiras que acabam desfazendo este bem querer com uma simples mentira...

Faça com que a tua vida seja um exemplo para ti , pois ao outros não importa que tenhas razão ou não... e nem se importe com quem não vive contigo e nem tem algo contigo, pois outro que nem sempre estão ao teu lado nem entendem o teu sentimento e nem querem ajudar, pois alguns se envolvem dando opiniões tão erradas de ti, pois não te conhecem o suficiente para entender a sua personalidade e deturpam por conhecer apenas superficialmente a tua maneira de se comportar, se sisudo ou sério e com cara de poucos amigos...

Assim é o trecho, pessoas simpáticas nem sempre são de confiança, e aqueles mais sérios são bem mais sinceros e bem mais honestos e decentes do que estes verdadeiros vendedores de ilusões que sempre estão dispostos a te ajudar mesmo que tu não peças, cuidado pois nem sempre atrás de um sorriso existe algo tão sério e honesto...

Vivemos trabalhando 12 horas ou mais por isso buscamos lazer quando saímos de nosso trabalho e assim nem sempre estamos dispostos a dividir o tempo com outros que não pensam da mesma forma que nós pensamos ou que nem percebem que não estão agradando quando permanecem ao nosso lado dando palpites em que nem pedimos a sua opinião...

Peão de trecho, é antes de tudo um indivíduo bastante vivido nessa vida de trabalho árduo em que nada o desmotiva de fazer algo que está sob a sua responsabilidade, seja árduo , sujo ou até mesmo perigoso para sua saúde e bem estar, e assim muitos adoecem e perdem a sua vida bem antes de sua previsão de ser útil e hoje vive esquecido em sua casa com a sua família, muitas vezes amputado de um dos braços ou de uma das pernas de um acidente em que a condição era insegura, ou que foi um ato inseguro seu e que o Técnico de segurança não o alertou ou treinou para tal fim, e foi involuntário a sua ação para a perda de seu braço ou sua perna o tornando incapaz para tais serviços...

Amigos que vivem ainda nesta labuta, sabem e conhecem as normas e sabem o quanto é ingrato dizer que algum ato inseguro foi proposital ou por falta de conhecimento, mas acredito que é preciso apreciar e aprender com exemplos de outros para ter receio e evitar de perder algo precioso... que se chama VIDA...

Estive em obras em que perdemos alguns de nossos colaboradores, que se foram tão cedo e com certeza poderiam ser úteis por muito tempo se não fosse o descuido deles, ou de uma condição insegura local que tornou fatal um simples acidente que poderíamos ter evitado...

Em 4 anos de obra na CST, em Vitoria ES, não tivemos nenhum acidente fatal e nem com danos em pernas e braços, a não ser algumas irritações por poeira que é coisa normal em obras de civil...

Faz parte de que temos tudo sob controle e brinca-se muito dentro do local de trabalho e que de tal forma isso não é uma boa maneira de se comportar e de se atuar em campo, pois todos somos responsáveis pelo outro e evitar que alguém se machuque, ou que tenhamos uma má noticia a dar a seus familiares...

Durante uma manhã fui eu o responsável de socorrer um profissional que teve um mal súbito, e detectamos que teve um AVC e faleceu em pleno trabalho, e tivemos que avisar a sua família, e sabia que seu filho trabalhava como Almoxarife e o fizemos responsável para ir buscar a sua mãe que tinha hipertensão e fosse ao hospital, onde pudéssemos ter todo acompanhamento para dar a má notícia da morte do marido...

Mesmo assim tivemos que preparar a esposa para receber qualquer má noticia, pois sua pressão subiu e com controle por medicamentos e acompanhada por médicos, afim de minimizar o choque, pois poderia ser fatal caso não a preparássemos para tal noticia grave...

Cabe a nós responsáveis pela obra como peão esclarecido, como somos apelidados por todos os peões de trecho, pois ser engenheiro nem sempre é a melhor profissão em obra ou mesmo nas tarefas diárias, pois somos responsáveis por todos que estão em nossas obras e a nós cabe orientar e controlar todos os atos inseguros e as condições inseguras serem eliminadas na fonte...

Este capitulo de alerta faz parte de nossa sabedoria aplicada e de tal forma que possamos minimizar sofrimentos maiores entre nossos colegas de trabalho, seja chefe, supervisor ou o mais simples colaborador que faz a coisa acontecer, ou seja a mão de obra direta envolvida no processo e que faz dia a dia o nosso empreendimento e que na data prevista podemos entregar e receber elogios de nossos patrões e de nossos Contratantes, mas o maior colaborador de tudo isso se chama PEÃO DE TRECHO... que vive a busca do dinheiro para manter a sua família, que o espera em casa muitas vezes a milhares de quilômetros e nem sempre recebe uma boa notícia, mas com certeza a melhor notícia com certeza é essa...

- QUERIDA, ESTOU VOLTANDO... BEIJOS... SAUDADES

ESTOU VOLTANDO... meu amor...

Quantas foram as vezes que como peão de trecho, não importa a função estamos voltando, por fim das obras, ou para a visita a família, ou até mesmo quando nasce um filho, temos a liberdade de escolher a folga e de quantos dias necessitamos, pois nossos chefes também tem família e sabem que o momento é especial...

Mas ter dois filhos, na mesma semana e recorde de peão, o famoso Zé Caldeireiro, que diziam que era um tripé, ou pé de mesa, ou até jumento, pois o apelido é mais sugestivo se ele não aceitar será pior ainda pois daí o apelido pega de vez...

Assim nosso amigo fazia parte da trupe dos 254 profissionais do Projeto 250 que todos tinham suas funções bem determinadas, e tal ausência era complicada se acontecesse no Pico da Obra, ou seja no momento em que as tarefas são imprescindíveis que seus executantes não se ausentem...

Imagine nosso amigo sendo pai por duas vezes, uma em S. Paulo e outra na Bahia, foi para S. Paulo num fim de semana e no outro para Salvador, naturalmente para registrar os filhos e dar apoio às suas esposas...

Nesse Brasil esses tais proclamas ficam publicados no respectivo cartório onde o casal for casar e demais estados se por acaso temos 30 dias para que avisem a todos brasileiros que fulano vai casar com sicrana e assim por diante, vai ser muito difícil ser condenado por Bigamia, mas com certeza esse ainda não foi o recordista...

Pois tivemos um profissional nas obras do Amazonas ali no Rio Coari, e foi nadar e nunca mais retornou, mas tivemos que indenizar as suas sete esposas legalmente casadas e com filhos por todo o Brasil ...

Assim nossos colegas de profissão são incríveis em ter amores em cada estado, pois todos deixam saudades em cada lugar que passam e alguns até se casam de novo e mantem a relação por algum tempo, levando a nova esposa pelo trecho com a certeza de que a outra não apareça... se aparecer o problema começa... e a solução é a perda só profissional que desaparece, sem vir buscar a sua quitação e tempos depois ele liga dizendo que infelizmente teve um contratempo, mas que se a empresa precisar de seus serviços está a busca de um nova chance pois está parado e precisa trabalhar...

Somos tão compreensivos que toleramos alguns desses problemas, pois isso ocorre em todas as empresas que atuam no mercado de execução de obras pelo Brasil inteiro e se formos demitir todos que tem algum problema, com certeza não teremos profissionais para as nossas obras...

Faça de tua empresa uma busca e procure investir no profissional regional e local, pois dessa forma ele estará morando junto a sua família, e não tem custos de moradia, em alojamentos que a empresa é responsável em hospedar milhares de profissionais...

Naturalmente existe regiões como na Amazônia, que tal colocação de profissionais regionais não há condições pois a maioria regional não tem conhecimento nenhum e nem experiência para atuar com responsabilidade em todas as modalidades e funções que exigem qualificação especifica, pois o custo desse treinamento devido os prazos exequíveis da obra impede que possamos treinar e desenvolver profissionais na sua maioria iniciantes...

Dependendo da duração da obra, pode ser investido nessa mão de obra com antecedência e que o salário seja compatível com a dificuldade e carência de profissionais como foi o caso de URUCU, que qualificamos 100 profissionais e começamos até a pagar uma ajuda de custo enquanto esperavam ir para a Amazônia, mas quando confirmamos a ida dos profissionais, apenas 5 profissionais aceitaram o salário proposto e perdemos 95 profissionais qualificados e prontos para iniciar a obra e tivemos que buscar na região e em outro pais vizinho para que tivéssemos sucesso nessa obra dentro da floresta amazônica...

Vivo desse trabalho há 43 anos e vivo por 16 estados convivendo o perigo e com a vontade de voltar para casa e encontrar as filhas e os filhos e os netos...

Mas agora aqui aposentando e podendo escrever tudo que acontece entre nós me dá saudades de viver de novo cada momento impar por locais que passei e amigos que deixei e muitas saudades da mulheres que amei... sem compromisso de amar e se casar, pois todas sabem que somos comprometidos, mas não se importam em se envolver pelo tempo da obra, pois todos nós somos sinceros em dizer, afinal ninguém está sendo enganado, pois ficamos ausentes de nossas famílias quando muito distantes mais de dois meses , sem poder voltar e matar as saudades do ente amado e com certeza de que estamos vivendo novos amores e com certeza suas verdadeiras mulheres estarão sendo cortejadas pelos amigos e até inimigos que sabem que você está ausente e distante a trabalho e nem ser preocupa, pois como diz o peão de trecho... CHUMBO TROCADO... NÃO DOI

Enfim as brincadeiras de quando um peão vai de volta ou de visita a família o conselho sábio é:-

- CHUTE O CACHORRO, pois ele vai te reconhecer e vem de rabo abanando e nem late, assim o podes ter a surpresa desagradável de achar o Ricardão com a sua amada na cama, esquentando pra ti ou como diz a piada... do Ricardão com medo de morrer...

- Querido estava esperando por você... meu macho!!! E sai rapidinho e a mulher ainda fica zangada achando que o marido é bissexual, mas o Ricardão é malandro enquanto os dois discutem... SE MANDA... e os vizinhos que veem a cena comentam que alguém voltou galhudo que dá dó...

Essa sina a gente sabe que muitos de nossos amigos já passaram e viveram outras vidas pois se houvesse arma numa cena de ciúmes desse porte algum estrago teria ocorrido, mas como bom peão de trecho, sabe que também abusou e traiu demais... pensa nos filhos que alguns tem a sua cara... e outros não... e leva em conta como a mulher diz... puxou o primo... o cunhado... ou o sogro...

Assim é a vida amigos do trecho, não se lamentem, pois Confúcio teve 3000 concubinas casadas e bem casadas, que seus respectivos maridos aceitavam com que ele as engravidasse para que seus filhos nascessem sábios como o Confúcio em seu tempo o era...

- Feliz foi Confúcio QUE TEVE 3000 MULHERES E NEM TEVE SOGRA...

Vivemos nossos momentos felizes e nem percebemos que temos que voltar para o trecho e com certeza para essa vida louca de ter tantas horas extras, e tantas horas em camas alheias e jamais guardar o rosto de nenhuma, pois como diz o lema do PEÃO DE TRECHO...

TODAS MERECEM UMA... ALGUMAS MERECEM... DUAS... MAS NENHUMA JAMAIS TRES... POIS O PEÃO SE APAIXONA... e esses riscos de fazer amor repetidas vezes ele evita por simples sabedoria de vida promiscua e com certeza de que desse trabalho que não é eterno e nem a nossa vida acaba ali ou continua em uma nova empreitada da mesma empresa em algum lugar desse território nacional!!!